A prática pedagógica interdisciplinar e contextualizada em Geografia, tornou-se nas últimas décadas uma preocupação e objeto de estudos por parte de pesquisadores e estudiosos em educação com o intuito de entender por que a ciência geográfica é vista por alguns discentes como uma disciplina desinteressante, monótona, decorativa e sem muita importância. O referido trabalho com o título: A Prática Pedagógica Interdisciplinar no Ensino de Geografia: o desafio de uma abordagem contextualizada na contemporaneidade, parte dessa problemática citada acima e propõe uma discussão sobre a importância da formação de um professor de Geografia capaz de despojar –se dos velhos paradigmas que o prende ao método tradicional. O objetivo desse trabalho é refletir sobre a prática pedagógica do professor nos dias atuais ao tempo em que percebeu-se que esta deve ser voltada, não apenas para a transmissão de conteúdos das unidades temáticas presentes no livro didático, mas se trata de uma formação autônoma e que proporcione ao discente a capacidade de perceber tudo o que está em sua volta e a partir dessa percepção, o mesmo possa construir seus conceitos. A metodologia adotada foi pesquisa bibliográfica a partir de leituras de livros e artigos. Portanto buscou -se compreender como a Prática Pedagógica Interdisciplinar e a contextualização de temáticas contemporâneas locais, regionais ou globais são trabalhadas pelos professores nas escolas da educação básica e os desafios que estes enfrentam no exercício da docência.
Palavras – chave: interdisciplinaridade, prática pedagógica, contextualização