Resumo: Esta pesquisa pretende discutir o lúdico como um espaço/tempo de aprendizagem e desenvolvimento. Ela se traduz na seguinte questão: Como a ludicidade e a infância são percebidos/concebidos pelos professores em uma prática pedagógica disciplinar e transdisciplinar e de que forma isso determina como esses professores olham para as crianças que constituem a infância presente em suas salas de aula? Nosso objetivo com esse questionamento é, de modo geral, investigar de que modo a ludicidade é concebida em uma prática pedagógica com crianças numa perspectiva disciplinar e numa perspectiva transdisciplinar e, de que forma, os desdobramentos dessa concepção influenciam o olhar do professor para a criança e a infância na busca por uma docência saudável. Nossos objetivos específicos são: estudar, através de pesquisa teórica, os fundamentos epistemológicos presentes na abordagem disciplinar e na abordagem transdisciplinar relacionadas à prática pedagógica com crianças; analisar a compreensão/percepção que os docentes, em suas práticas pedagógicas possuem sobre infância e ludicidade; relacionar a compreensão/percepção dos professores sobre infância e ludicidade com suas práticas pedagógicas, considerando a seguinte variável: professor aluno; refletir como uma sala de aula pode ser amorosa, empática compassiva, por fim, lúdica. Esperamos, com este trabalho, discutir novos caminhos para tornar a escola um lugar que desperte o sentimento de pertencimento nas crianças. A investigação será de tipo etnográfico, se dará através de três procedimentos, são eles: observação participante, entrevistas e análise documental. Os sujeitos são professores que atuam em turmas de 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental.