A incessante busca por materiais potencialmente significativos e que possam auxiliar no processo ensino/aprendizagem, tem nos levado a travar calorosas batalhas no campo da didática. Pois com as constantes mudanças na sociedade contemporânea, e diante de tantos recursos tecnológicos que hoje encontram-se a disposição de boa parte de nossos alunos, é preciso que tenhamos um olhar mais aguçado para que sejamos capazes de promover uma relação dialógica e satisfatória com nossos educandos no que se refere aos conteúdos de física trabalhados em sala de aula. Acreditamos que isso é possível, quando trazemos à baila (por meio de uma abordagem interdisciplinar articulada e rica em contextos históricos e filosóficos) temáticas relevantes que estejam ao mesmo tempo diretamente relacionadas com o conteúdo programático e com os avanços vivenciados pela sociedade moderna. Para evidenciar a possibilidade de interação entre as disciplinas de Física e Filosofia (podendo ser realizada com qualquer outra disciplina), destacamos no material proposto uma abordagem diferenciada e rica em elementos de História e Filosofia das Ciências que traz como elemento articulador a abordagem do conceito de Força. Essa intervenção foi realizada com alunos da 2ª Série do Ensino Médio da E.E.E.M. Severino Cabral situada no município de Campina Grande-PB. Pois acreditamos que ao desenvolver uma abordagem histórico-filosófica do conceito de Força, estaremos contribuindo não apenas para preencher lacunas que geralmente surgem em livros didáticos de Física, mas também estaremos fortalecendo a capacidade argumentativa e interpretativa de nossos alunos ao compreenderem a evolução sofrida por um conceito físico através do tempo.