A VIABILIDADE DE UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR ENTRE FÍSICA E FILOSOFIA: UMA REFLEXÃO CONJUNTA A CERCA DO CONCEITO DE FORÇA
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20135 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 665 "inscrito_id" => 1125 "titulo" => "A VIABILIDADE DE UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR ENTRE FÍSICA E FILOSOFIA: UMA REFLEXÃO CONJUNTA A CERCA DO CONCEITO DE FORÇA" "resumo" => "A incessante busca por materiais potencialmente significativos e que possam auxiliar no processo ensino/aprendizagem, tem nos levado a travar calorosas batalhas no campo da didática. Pois com as constantes mudanças na sociedade contemporânea, e diante de tantos recursos tecnológicos que hoje encontram-se a disposição de boa parte de nossos alunos, é preciso que tenhamos um olhar mais aguçado para que sejamos capazes de promover uma relação dialógica e satisfatória com nossos educandos no que se refere aos conteúdos de física trabalhados em sala de aula. Acreditamos que isso é possível, quando trazemos à baila (por meio de uma abordagem interdisciplinar articulada e rica em contextos históricos e filosóficos) temáticas relevantes que estejam ao mesmo tempo diretamente relacionadas com o conteúdo programático e com os avanços vivenciados pela sociedade moderna. Para evidenciar a possibilidade de interação entre as disciplinas de Física e Filosofia (podendo ser realizada com qualquer outra disciplina), destacamos no material proposto uma abordagem diferenciada e rica em elementos de História e Filosofia das Ciências que traz como elemento articulador a abordagem do conceito de Força. Essa intervenção foi realizada com alunos da 2ª Série do Ensino Médio da E.E.E.M. Severino Cabral situada no município de Campina Grande-PB. Pois acreditamos que ao desenvolver uma abordagem histórico-filosófica do conceito de Força, estaremos contribuindo não apenas para preencher lacunas que geralmente surgem em livros didáticos de Física, mas também estaremos fortalecendo a capacidade argumentativa e interpretativa de nossos alunos ao compreenderem a evolução sofrida por um conceito físico através do tempo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS, PROPOSTA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID1125_07082016000744.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCIO TAVARES LOUREÇO" "autor_nome_curto" => "MÁRCIO" "autor_email" => "marciotavaresfisica@yahoo" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20135 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 665 "inscrito_id" => 1125 "titulo" => "A VIABILIDADE DE UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR ENTRE FÍSICA E FILOSOFIA: UMA REFLEXÃO CONJUNTA A CERCA DO CONCEITO DE FORÇA" "resumo" => "A incessante busca por materiais potencialmente significativos e que possam auxiliar no processo ensino/aprendizagem, tem nos levado a travar calorosas batalhas no campo da didática. Pois com as constantes mudanças na sociedade contemporânea, e diante de tantos recursos tecnológicos que hoje encontram-se a disposição de boa parte de nossos alunos, é preciso que tenhamos um olhar mais aguçado para que sejamos capazes de promover uma relação dialógica e satisfatória com nossos educandos no que se refere aos conteúdos de física trabalhados em sala de aula. Acreditamos que isso é possível, quando trazemos à baila (por meio de uma abordagem interdisciplinar articulada e rica em contextos históricos e filosóficos) temáticas relevantes que estejam ao mesmo tempo diretamente relacionadas com o conteúdo programático e com os avanços vivenciados pela sociedade moderna. Para evidenciar a possibilidade de interação entre as disciplinas de Física e Filosofia (podendo ser realizada com qualquer outra disciplina), destacamos no material proposto uma abordagem diferenciada e rica em elementos de História e Filosofia das Ciências que traz como elemento articulador a abordagem do conceito de Força. Essa intervenção foi realizada com alunos da 2ª Série do Ensino Médio da E.E.E.M. Severino Cabral situada no município de Campina Grande-PB. Pois acreditamos que ao desenvolver uma abordagem histórico-filosófica do conceito de Força, estaremos contribuindo não apenas para preencher lacunas que geralmente surgem em livros didáticos de Física, mas também estaremos fortalecendo a capacidade argumentativa e interpretativa de nossos alunos ao compreenderem a evolução sofrida por um conceito físico através do tempo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS, PROPOSTA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID1125_07082016000744.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCIO TAVARES LOUREÇO" "autor_nome_curto" => "MÁRCIO" "autor_email" => "marciotavaresfisica@yahoo" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }