FEEDBACK DOS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL ZILA MAMEDE ÀS ATIVIDADES DO SUBPROJETO PIBID ESPANHOL EAD IFRN: COM CONTRIBUIÇÃO DAS TEORIAS DE ENSINO APRENDIZAGEM
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21045 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 596 "inscrito_id" => 183 "titulo" => "FEEDBACK DOS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL ZILA MAMEDE ÀS ATIVIDADES DO SUBPROJETO PIBID ESPANHOL EAD IFRN: COM CONTRIBUIÇÃO DAS TEORIAS DE ENSINO APRENDIZAGEM" "resumo" => "Um projeto é como um investimento, é algo que pode dar certo e algo que pode não dar. Esse risco sempre existirá, mesmo que se planeje antes de executar, porque o resultado, na verdade, é alheio, muitas vezes, à vontade de quem fez o planejamento. Uma aula, por exemplo, tem seu plano, sua execução e seus resultados. O PIBID ESPANHOL EAD do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), depois de um longo período de reuniões, planejamento, pesquisa e elaboração de material, ministrou na escola Estadual Zila Mamede, em Natal/RN, mais de vinte aulas, no período de julho a dezembro de 2015, abordando os gêneros: música, notícia, fábula, receita, charge, tiras cômicas e publicidade. Então, tomando como referência as teorias de ensino-aprendizagem, nas palavras de Bigge (1977), Cavalcanti e Ostermann (2011) e Santos (2013), realizou-se esta pesquisa, a fim de verificar as impressões, sugestões, elogios e críticas, mas não dos bolsistas, enquanto professores, mas dos alunos, como peça fundamental no projeto. O que deu certo e o que poderia ter dado, foi dito pelos alunos em um questionário, elaborado com seis questões fechadas e uma aberta, realizado nos meses de fevereiro e março de 2016. Ao final, verificou-se, por consequência desta pesquisa, que a teoria utilizada pelos bolsistas era a humanista, porque se prezava pela atuação do aprendiz, com as constantes trocas de informações – prática planejada nas reuniões, posta no papel, através das unidades didáticas e executada nas aulas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "PIBID, FEEDBACK DOS ALUNOS, TEORIAS DE ENSINO APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID183_04082016190533.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JENIHUDSON CAMILO VASCONCELOS" "autor_nome_curto" => "HUDSON CAMILO" "autor_email" => "jenehudson@gmail.com" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21045 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 596 "inscrito_id" => 183 "titulo" => "FEEDBACK DOS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL ZILA MAMEDE ÀS ATIVIDADES DO SUBPROJETO PIBID ESPANHOL EAD IFRN: COM CONTRIBUIÇÃO DAS TEORIAS DE ENSINO APRENDIZAGEM" "resumo" => "Um projeto é como um investimento, é algo que pode dar certo e algo que pode não dar. Esse risco sempre existirá, mesmo que se planeje antes de executar, porque o resultado, na verdade, é alheio, muitas vezes, à vontade de quem fez o planejamento. Uma aula, por exemplo, tem seu plano, sua execução e seus resultados. O PIBID ESPANHOL EAD do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), depois de um longo período de reuniões, planejamento, pesquisa e elaboração de material, ministrou na escola Estadual Zila Mamede, em Natal/RN, mais de vinte aulas, no período de julho a dezembro de 2015, abordando os gêneros: música, notícia, fábula, receita, charge, tiras cômicas e publicidade. Então, tomando como referência as teorias de ensino-aprendizagem, nas palavras de Bigge (1977), Cavalcanti e Ostermann (2011) e Santos (2013), realizou-se esta pesquisa, a fim de verificar as impressões, sugestões, elogios e críticas, mas não dos bolsistas, enquanto professores, mas dos alunos, como peça fundamental no projeto. O que deu certo e o que poderia ter dado, foi dito pelos alunos em um questionário, elaborado com seis questões fechadas e uma aberta, realizado nos meses de fevereiro e março de 2016. Ao final, verificou-se, por consequência desta pesquisa, que a teoria utilizada pelos bolsistas era a humanista, porque se prezava pela atuação do aprendiz, com as constantes trocas de informações – prática planejada nas reuniões, posta no papel, através das unidades didáticas e executada nas aulas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "PIBID, FEEDBACK DOS ALUNOS, TEORIAS DE ENSINO APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID183_04082016190533.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JENIHUDSON CAMILO VASCONCELOS" "autor_nome_curto" => "HUDSON CAMILO" "autor_email" => "jenehudson@gmail.com" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }