Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FEEDBACK DOS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL ZILA MAMEDE ÀS ATIVIDADES DO SUBPROJETO PIBID ESPANHOL EAD IFRN: COM CONTRIBUIÇÃO DAS TEORIAS DE ENSINO APRENDIZAGEM

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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Um projeto é como um investimento, é algo que pode dar certo e algo que pode não dar. Esse risco sempre existirá, mesmo que se planeje antes de executar, porque o resultado, na verdade, é alheio, muitas vezes, à vontade de quem fez o planejamento. Uma aula, por exemplo, tem seu plano, sua execução e seus resultados. O PIBID ESPANHOL EAD do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), depois de um longo período de reuniões, planejamento, pesquisa e elaboração de material, ministrou na escola Estadual Zila Mamede, em Natal/RN, mais de vinte aulas, no período de julho a dezembro de 2015, abordando os gêneros: música, notícia, fábula, receita, charge, tiras cômicas e publicidade. Então, tomando como referência as teorias de ensino-aprendizagem, nas palavras de Bigge (1977), Cavalcanti e Ostermann (2011) e Santos (2013), realizou-se esta pesquisa, a fim de verificar as impressões, sugestões, elogios e críticas, mas não dos bolsistas, enquanto professores, mas dos alunos, como peça fundamental no projeto. O que deu certo e o que poderia ter dado, foi dito pelos alunos em um questionário, elaborado com seis questões fechadas e uma aberta, realizado nos meses de fevereiro e março de 2016. Ao final, verificou-se, por consequência desta pesquisa, que a teoria utilizada pelos bolsistas era a humanista, porque se prezava pela atuação do aprendiz, com as constantes trocas de informações – prática planejada nas reuniões, posta no papel, através das unidades didáticas e executada nas aulas.

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