FORMAÇÃO DOCENTE: O QUE DIZEM OS EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CAMPUS IV - UFPB
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21100 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1108 "inscrito_id" => 1592 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE: O QUE DIZEM OS EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CAMPUS IV - UFPB" "resumo" => "Este trabalho é fruto da pesquisa em andamento “Formação docente no Vale do Mamanguape: uma análise a partir dos egressos do Curso de Pedagogia do Campus IV – UFPB”, desenvolvida pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Práticas Educativas, Currículo e Cultura Escolar. Trata-se de uma primeira abordagem acerca das narrativas dos ex-alunos do Curso de Pedagogia do Campus IV/UFPB sobre o processo de formação e a relação estabelecida/construída entre a teoria e a prática. O que buscamos, a partir da análise de seus discursos no que diz respeito à formação propiciada pela universidade, é refletir sobre os desafios e possibilidades que fazem parte do seu processo de formação. Nesse contexto, o estudo proposto neste projeto converge para uma abordagem que se assenta sobre a história das práticas educativas e da profissão docente. Interessa-nos o debate sobre a formação da profissão docente em seus aspectos históricos, bem como a formação de professores. Nessa perspectiva, é necessário pensar na formação docente compreendendo-a, sobretudo, como uma construção sociocultural que tem ampliado o debate acerca do lócus de formação profissional, o conteúdo do trabalho docente, a pesquisa como núcleo da formação, assim como a necessidade de aproximação entre a Universidade e a escola de Educação Básica, de investigação sobre a vida de professores e as condições de trabalho docente, dentre outros temas nesse campo de conhecimento. Ao refletirmos sobre os relatos dos egressos do curso percebemos que o campo da formação de professores é muito complexo e que o ato de desvelar essas narrativas pode contribuir para melhorar a formação ofertada no curso de Pedagogia do Campus IV/UFPB." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, PEDAGOGIA, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID1592_13082016153037.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCYMARA ANTONINO NUNES DE ASSIS" "autor_nome_curto" => "FRANCYMARA ANTO" "autor_email" => "francym@terra.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21100 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1108 "inscrito_id" => 1592 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE: O QUE DIZEM OS EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CAMPUS IV - UFPB" "resumo" => "Este trabalho é fruto da pesquisa em andamento “Formação docente no Vale do Mamanguape: uma análise a partir dos egressos do Curso de Pedagogia do Campus IV – UFPB”, desenvolvida pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Práticas Educativas, Currículo e Cultura Escolar. Trata-se de uma primeira abordagem acerca das narrativas dos ex-alunos do Curso de Pedagogia do Campus IV/UFPB sobre o processo de formação e a relação estabelecida/construída entre a teoria e a prática. O que buscamos, a partir da análise de seus discursos no que diz respeito à formação propiciada pela universidade, é refletir sobre os desafios e possibilidades que fazem parte do seu processo de formação. Nesse contexto, o estudo proposto neste projeto converge para uma abordagem que se assenta sobre a história das práticas educativas e da profissão docente. Interessa-nos o debate sobre a formação da profissão docente em seus aspectos históricos, bem como a formação de professores. Nessa perspectiva, é necessário pensar na formação docente compreendendo-a, sobretudo, como uma construção sociocultural que tem ampliado o debate acerca do lócus de formação profissional, o conteúdo do trabalho docente, a pesquisa como núcleo da formação, assim como a necessidade de aproximação entre a Universidade e a escola de Educação Básica, de investigação sobre a vida de professores e as condições de trabalho docente, dentre outros temas nesse campo de conhecimento. Ao refletirmos sobre os relatos dos egressos do curso percebemos que o campo da formação de professores é muito complexo e que o ato de desvelar essas narrativas pode contribuir para melhorar a formação ofertada no curso de Pedagogia do Campus IV/UFPB." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, PEDAGOGIA, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID1592_13082016153037.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCYMARA ANTONINO NUNES DE ASSIS" "autor_nome_curto" => "FRANCYMARA ANTO" "autor_email" => "francym@terra.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }