ABORDAGENS DIDÁTICO-METODOLÓGICAS NAS PRÁTICAS DE LEITURA EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL II
0 of 0"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 ▼ // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [▶ "id" => 20152 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 597 "inscrito_id" => 1689 "titulo" => "ABORDAGENS DIDÁTICO-METODOLÓGICAS NAS PRÁTICAS DE LEITURA EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL II" "resumo" => "O ensino da leitura se tornou, já há bastante tempo, objeto de inúmeras pesquisas. E essas pesquisas constatam que ainda é possível: o ensino de leitura baseado na habilidade de decodificação do código escrito, a leitura como preparação para a escrita, a leitura para trabalhar o vocabulário... Essas abordagens, muito criticada nas últimas décadas pelos discursos acadêmicos e oficiais, é uma prática antiga, mais ainda presente na sala de aula. As avaliações oficiais: PISA, Prova Brasil, SAEB, evidenciam que a falta de “compreensão leitora” dos alunos das escolas brasileiras constitui um problema que deve ser minimizado. Todavia, sabe-se que promover a leitura na escola não é tarefa fácil, exige oferecer aos alunos diversas oportunidades para desenvolver a leitura através de práticas didático-metodológicas que viabilizem a aprendizagem do prazer de ler. Diante das dificuldades e possibilidades apontadas, essa pesquisa, qualitativa, parte integrante do Projeto PIBIC/UEPB/CH, objetivou descrever e analisar as opções didático-metodológicas direcionadas às práticas de leitura nas aulas de LP, no Ensino Fundamental de Escolas Públicas de Guarabira/PB. Entre práticas tradicionais, foi possível vivenciar experiências exitosas e propor outras. ◀O ensino da leitura se tornou, já há bastante tempo, objeto de inúmeras pesquisas. E essas pesquisas constatam que ainda é possível: o ensino de leitura baseado ▶" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa" "palavra_chave" => "ENSINO DA LEITURA, ESCOLA PÚBLICA, PROPOSTA METODOLÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA15_ID1689_04082016190749.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOCÉLIA DE LIMA LUIS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOCÉLIA" "autor_email" => "jocelialima24@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [▶ "id" => 20152 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 597 "inscrito_id" => 1689 "titulo" => "ABORDAGENS DIDÁTICO-METODOLÓGICAS NAS PRÁTICAS DE LEITURA EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL II" "resumo" => "O ensino da leitura se tornou, já há bastante tempo, objeto de inúmeras pesquisas. E essas pesquisas constatam que ainda é possível: o ensino de leitura baseado na habilidade de decodificação do código escrito, a leitura como preparação para a escrita, a leitura para trabalhar o vocabulário... Essas abordagens, muito criticada nas últimas décadas pelos discursos acadêmicos e oficiais, é uma prática antiga, mais ainda presente na sala de aula. As avaliações oficiais: PISA, Prova Brasil, SAEB, evidenciam que a falta de “compreensão leitora” dos alunos das escolas brasileiras constitui um problema que deve ser minimizado. Todavia, sabe-se que promover a leitura na escola não é tarefa fácil, exige oferecer aos alunos diversas oportunidades para desenvolver a leitura através de práticas didático-metodológicas que viabilizem a aprendizagem do prazer de ler. Diante das dificuldades e possibilidades apontadas, essa pesquisa, qualitativa, parte integrante do Projeto PIBIC/UEPB/CH, objetivou descrever e analisar as opções didático-metodológicas direcionadas às práticas de leitura nas aulas de LP, no Ensino Fundamental de Escolas Públicas de Guarabira/PB. Entre práticas tradicionais, foi possível vivenciar experiências exitosas e propor outras. ◀O ensino da leitura se tornou, já há bastante tempo, objeto de inúmeras pesquisas. E essas pesquisas constatam que ainda é possível: o ensino de leitura baseado ▶" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa" "palavra_chave" => "ENSINO DA LEITURA, ESCOLA PÚBLICA, PROPOSTA METODOLÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA15_ID1689_04082016190749.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOCÉLIA DE LIMA LUIS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOCÉLIA" "autor_email" => "jocelialima24@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] }