A modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) destina-se àqueles estudantes que por algum motivo não concluíram a Educação Básica na idade própria. Os questionamentos em torno da temática – Educação de Jovens e Adultos são muitos e frequentes, todavia, elegemos pesquisar sobre a prática pedagógica de professores que atuam nessa modalidade de ensino, com o objetivo de evidenciar as expectativas manifestadas pelos professores, no momento de pós-formação, sobre sua atuação como docente na modalidade EJA, e a realidade vivenciada no exercício de sua profissão. Adotou-se uma pesquisa de cunho qualitativo com enfoque descritivo buscando interpretar os dados descritos pelos investigados. Aplicou-se um questionário estruturado a 06 (seis) professores de escolas públicas Floriano/PI, trazendo à tona o posicionamento dos professores sobre o antes e o depois de inserir-se no contexto real da prática docente, especificando desafios e dificuldades arraigadas no bojo do processo ensino aprendizagem. A partir dos relatos apresentados nos questionários, foi realizada uma análise de conteúdo, seguida por transcrições de trechos das falas dos professores investigados, análise interpretativa e discussão. Constatou-se que as expectativas que os professores apresentavam, antes de sua atuação, na maioria das vezes por interferência de muitos fatores, incluindo mesmo o tornar-se professor/a, não apresentam uma distância considerável com a realidade vivenciada em sala aula. Portanto concluímos que, apesar da presença de ideias preconcebidas no imaginário de alguns professores antes de sua atuação, houve sim, um encontro favorável entre o esperado pelos professores e o vivido enquanto no exercício de sua profissão.