Esta pesquisa tem por objetivo geral investigar como os educadores do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola do campo concebem o conteúdo de fração. Para isso foi realizada a aplicação de um questionário com questões abertas realizada com quatro educadores, os dados foram organizados e interpretados pela análise de conteúdo de Bardin. A metodologia vislumbrou uma abordagem qualitativa, fundamentando-se teoricamente em autores de Matemática e da educação do campo. A pesquisa mostrou que os educadores investigados sinalizam considerar aspectos do cotidiano dos educandos na elaboração de suas aulas na educação campesina, demonstrando conceberem a matemática de forma contextualizada. Constatamos que eles reafirmam a ideia de um ensino e aprendizagem voltados para uma visão construtivista, não explicitando exemplos concretos das atividades de que se utilizam para o alcance desta finalidade. Os resultados obtidos apontam a possibilidade de um novo estudo a ser feito com os educandos, de modo a tentar identificar se o processo de ensino e aprendizagem se dá conforme as respostas que os educadores expuseram em nossa pesquisa.