O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) foi criado pelo Ministério da Educação com objetivo de proporcionar atividades que ajudem os futuros professores no que diz respeito a desenvolverem metodologias de ensino no âmbito da educação. O presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise das vivências dos bolsistas do PIBID do IFPI, Campus Angical/PI, subprojeto de Matemática, ressaltando a importância dos projetos desenvolvidos nas escolas parceiras para a formação profissional. Para a realização estudo, adotou uma pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa com enfoque descritivo, que segundo Gil (2008), visa identificar os problemas descritos da realidade e correlaciona-los. Foi realizado um estudo bibliográfico, uma pesquisa de campo e observações in loco. O instrumento de coleta dos dados foi realizado mediante a aplicação de um questionário semiestruturado, aplicado com 20 (vinte) bolsistas do PIBID do Instituto Federal do Piauí IFPI, Campus Angical, subprojeto de Matemática, que objetivava analisar as experiências obtidas durante a permanência no programa. Com base nesses dados, buscou-se compreender as contribuições que o PIBID ofereceu na formação desses bolsistas. Constatou, mediante aos questionamentos dos bolsistas que o programa PIBID é de grande importância para a sua formação profissional. Além disso, foi possível identificar alguns fatores que desmotiva o profissional. Portanto, deve se investir em programas dessa natureza que valorize a atuação dos graduandos, incentivando-os a querem a carreira docente como futura profissão, contribuindo com a educação brasileira como mecanismo de transformação social.