Este estudo procurou investigar as construções de sentido de estudantes dos terceiros anos do ensino médio integrado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) – Campus Palmas. Dessa forma, buscou-se analisar, qualitativamente, as possíveis relações entre essas construções de sentido, acerca do Ensino Médio Integrado, bem como acerca das práticas docentes na instituição ora em foco, e os discursos hegemônicos da sociedade contemporânea. A metodologia utilizada, de cunho qualitativo, foi a realização de entrevistas semiestruturadas para uma melhor compreensão das questões levantadas na pesquisa. A análise dos dados foi efetuada a partir da análise de conteúdo, o que nos propiciou um melhor entendimento das construções de sentido dos sujeitos pesquisados. O referencial teórico utilizado contou com diversos autores que abordam a condição juvenil brasileira na escola de ensino médio integrado, buscando entendê-la sob a intrincada relação entre cultura contemporânea, instituições educacionais e condição juvenil na atualidade. O presente estudo infere, através dos dados obtidos, que os discursos contemporâneos podem estar a redirecionar o desejo de parte significativa dos professores do IFTO/Campus Palmas para fora dos muros do ensino médio integrado, o que vem a denotar um desinvestimento do ato de ensinar. Concluímos a pesquisa enfatizando ser necessária a promoção, por parte do IFTO/Campus Palmas, de discussões com seu quadro dirigente com vistas a avaliar os atuais critérios estabelecidos para o ingresso no quadro docente permanente da instituição, na medida em que possuir a titulação de Mestre ou Doutor não significa, efetivamente, possuir recursos didáticos e/ou formação compatível com as atuais demandas pedagógicas do ensino médio integrado; bem como visando elaborar estratégias que busquem amenizar o desinvestimento docente identificado nos resultados da presente pesquisa.