Este trabalho objetiva traçar um panorama de publicações na área de formação docente que focam a Teoria das Representações Sociais, bem como suas implicações metodológicas e contribuições desta teoria para o enriquecimento dos estudos neste campo, uma vez que as representações podem influenciar e ser influenciadas pelas práticas pedagógicas. A amostra foi constituída por seis estudos, disponibilizados nas bases de dados Scientific Eletronic Library Online (SciELO), nas revistas eletrônicas brasileiras de educação e anais de eventos de Representações Sociais, entre os anos de 2008 a 2014, escolhidos mediante critério de relevância das temáticas apresentadas. A análise dos resultados foi efetivada mediante técnica de análise de conteúdo. A representação é uma construção do sujeito como ser social. Sujeito que não é apenas produto de determinações sociais nem produtor independente, pois as representações são sempre construções contextualizadas, resultados das condições em que surgem e circulam. Tais representações integram atitudes, opiniões, crenças, valores, ideias, conceitos e comportamentos que os professores partilham acerca da formação docente, do ser professor e de suas práticas pedagógicas, possibilitando pensar e repensar estratégias para torná-las cada vez mais significativas para os sujeitos da aprendizagem. Constatou-se número reduzido de trabalhos que abordam a formação docente a partir do aporte teórico-metodológico das Representações Sociais, apesar deste ser de grande relevância para compreensão do fenômeno social da preparação para a docência, ao considerar as relações e interações sociais que ocorrem em determinado contexto, o universo simbólico do objeto estudado e melhor compreensão dos elementos que favorecem e/ou dificultam o processo ensino-aprendizagem.