LEITURA E SEXUALIDADE NO CONTO O PEQUENO MONSTRO DE CAIO FERNANDO ABREU: EXPERIÊNCIAS VIVIDAS NA ESCOLA.
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21334 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1154 "inscrito_id" => 10497 "titulo" => "LEITURA E SEXUALIDADE NO CONTO O PEQUENO MONSTRO DE CAIO FERNANDO ABREU: EXPERIÊNCIAS VIVIDAS NA ESCOLA." "resumo" => "Em um tempo em que a escola busca a especialidade e se compartimentaliza em disciplinas estanques e autossuficientes, a partir de uma prática docente fragmentada e desconectada, é que a interdisciplinaridade evidencia-se como possibilidade concreta de retornarmos à totalidade que é a vida humana. Para tanto, a leitura é o caminho que alinhava essas experiências, sendo o texto literário o instrumento que evidencia o homem e seu sentido histórico, além de disponibilizar conhecimentos significativos para a vida cotidiana. Ainda assim, ler ainda é um caminho controverso, problematizado por questões importantes como o desafio de buscar a leitura frente às novas formas de comunicação de massa, o que fragilizou ainda mais as relações do leitor com a matéria escrita e com o universo social e cultural. Por isso, leitura é uma área de pesquisa cada vez mais frequentada. A prática da leitura assim como a escola são espaços centralizadores de disputas políticas envolvendo diversidade sexual e de gênero e por isso cabe a pergunta: será a sala de aula um espaço legítimo para discussão de gênero e sexualidade? Assim, este artigo propõe reflexões acerca do ato de ler, a partir de questões sobre corpo, identidade e sexualidade, em especial, apresentando aos alunos o conto O pequeno monstro, de Caio Fernando Abreu. A questão é: de que maneira ler pode ser uma atividade relevante ao abordar a temática da sexualidade e como o texto literário pode problematizar essas questões, ainda tão controversas, em um espaço “assexuado” como quer ser o espaço escolar?" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO . LEITURA . TEXTO LITERÁRIO . SEXUALIDADE, EDUCAÇÃO . LEITURA . TEXTO LITERÁRIO . SEXUALIDADE, EDUCAÇÃO . LEITURA . TEXTO LITERÁRIO . SEXUALIDADE, EDUCAÇÃO . LEITURA . TEXTO LITERÁRIO . SEXUALIDADE, EDUCAÇÃO . LEITURA . TEXTO LITERÁRIO . SEXUALIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA11_ID10497_13082016201207.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEONICE DE ANDRADE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "LEONICE CARVALH" "autor_email" => "leonice_carvalho@hotmail." "autor_ies" => "IFGOIANO - CAMPUS URUTAÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21334 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1154 "inscrito_id" => 10497 "titulo" => "LEITURA E SEXUALIDADE NO CONTO O PEQUENO MONSTRO DE CAIO FERNANDO ABREU: EXPERIÊNCIAS VIVIDAS NA ESCOLA." "resumo" => "Em um tempo em que a escola busca a especialidade e se compartimentaliza em disciplinas estanques e autossuficientes, a partir de uma prática docente fragmentada e desconectada, é que a interdisciplinaridade evidencia-se como possibilidade concreta de retornarmos à totalidade que é a vida humana. Para tanto, a leitura é o caminho que alinhava essas experiências, sendo o texto literário o instrumento que evidencia o homem e seu sentido histórico, além de disponibilizar conhecimentos significativos para a vida cotidiana. Ainda assim, ler ainda é um caminho controverso, problematizado por questões importantes como o desafio de buscar a leitura frente às novas formas de comunicação de massa, o que fragilizou ainda mais as relações do leitor com a matéria escrita e com o universo social e cultural. Por isso, leitura é uma área de pesquisa cada vez mais frequentada. A prática da leitura assim como a escola são espaços centralizadores de disputas políticas envolvendo diversidade sexual e de gênero e por isso cabe a pergunta: será a sala de aula um espaço legítimo para discussão de gênero e sexualidade? Assim, este artigo propõe reflexões acerca do ato de ler, a partir de questões sobre corpo, identidade e sexualidade, em especial, apresentando aos alunos o conto O pequeno monstro, de Caio Fernando Abreu. A questão é: de que maneira ler pode ser uma atividade relevante ao abordar a temática da sexualidade e como o texto literário pode problematizar essas questões, ainda tão controversas, em um espaço “assexuado” como quer ser o espaço escolar?" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO . LEITURA . TEXTO LITERÁRIO . SEXUALIDADE, EDUCAÇÃO . LEITURA . TEXTO LITERÁRIO . SEXUALIDADE, EDUCAÇÃO . LEITURA . TEXTO LITERÁRIO . SEXUALIDADE, EDUCAÇÃO . LEITURA . TEXTO LITERÁRIO . SEXUALIDADE, EDUCAÇÃO . LEITURA . TEXTO LITERÁRIO . SEXUALIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA11_ID10497_13082016201207.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEONICE DE ANDRADE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "LEONICE CARVALH" "autor_email" => "leonice_carvalho@hotmail." "autor_ies" => "IFGOIANO - CAMPUS URUTAÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }