O USO DE SOFTWARES APLICATIVOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: A TECNOLOGIA COMO FIGURA DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA.
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21776 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2014 "inscrito_id" => 6008 "titulo" => "O USO DE SOFTWARES APLICATIVOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: A TECNOLOGIA COMO FIGURA DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA." "resumo" => "O trabalho em questão é síntese de uma pesquisa ainda em desenvolvimento sobre o uso de softwares na educação matemática, o enfoque central é o uso de um aplicativo que trabalha as quatro operações. Partindo da aplicação de alguns testes, analisamos que dificuldades que os alunos possuem sobre operações básicas e então usamos o aplicativo como proposta de intervenção, esta foi a metodologia aplicada, o resultado dos testes nos possibilitou um levantamento simples de dados para comparação da desenvoltura antes e depois do uso do software além de gerar conhecimento ás crianças, o aplicativo promove a interação entre elas, uma vez que isto é fundamental para que os educandos possam compartilhar o conhecimento adquirido. Os gráficos de dados da pesquisa serviram também para mostrar que tipo de táticas de resolução de problemas matemáticos as crianças utilizavam. Mesmo em andamento, o trabalho tem como temática as tecnologias como proposta pedagógica e figura de mediação, tudo isso em contexto de homogeneização do ambiente escolar, propiciando discussões e compartilhamento de informações sempre em a mesmo nível de hierarquia, em outras palavras a descentralização do professor, mas sem excluir a essência da figura profissional. A pesquisa foi fundamentada em analise literária, baseada em trabalhos e pesquisas de mesma área do conhecimento, para que assim construíssemos a fundamentação teórica, ao apresentarmos a proposta do trabalho às crianças, elas se mostraram muito intrigadas com a interação da matemática com a tecnologia, e o resultado qualitativo se mostrou positivo em relação a aplicação dos testes e uso do aplicativo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação Matemática" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA, SOFTWARES APLICATIVOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA8_ID6008_15082016184242.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO JOSE CARVALHO COSTA" "autor_nome_curto" => "FRANCISCO CARVALHO" "autor_email" => "franciscojoseatdl@hotmail" "autor_ies" => "UESPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21776 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2014 "inscrito_id" => 6008 "titulo" => "O USO DE SOFTWARES APLICATIVOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: A TECNOLOGIA COMO FIGURA DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA." "resumo" => "O trabalho em questão é síntese de uma pesquisa ainda em desenvolvimento sobre o uso de softwares na educação matemática, o enfoque central é o uso de um aplicativo que trabalha as quatro operações. Partindo da aplicação de alguns testes, analisamos que dificuldades que os alunos possuem sobre operações básicas e então usamos o aplicativo como proposta de intervenção, esta foi a metodologia aplicada, o resultado dos testes nos possibilitou um levantamento simples de dados para comparação da desenvoltura antes e depois do uso do software além de gerar conhecimento ás crianças, o aplicativo promove a interação entre elas, uma vez que isto é fundamental para que os educandos possam compartilhar o conhecimento adquirido. Os gráficos de dados da pesquisa serviram também para mostrar que tipo de táticas de resolução de problemas matemáticos as crianças utilizavam. Mesmo em andamento, o trabalho tem como temática as tecnologias como proposta pedagógica e figura de mediação, tudo isso em contexto de homogeneização do ambiente escolar, propiciando discussões e compartilhamento de informações sempre em a mesmo nível de hierarquia, em outras palavras a descentralização do professor, mas sem excluir a essência da figura profissional. A pesquisa foi fundamentada em analise literária, baseada em trabalhos e pesquisas de mesma área do conhecimento, para que assim construíssemos a fundamentação teórica, ao apresentarmos a proposta do trabalho às crianças, elas se mostraram muito intrigadas com a interação da matemática com a tecnologia, e o resultado qualitativo se mostrou positivo em relação a aplicação dos testes e uso do aplicativo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação Matemática" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA, SOFTWARES APLICATIVOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA8_ID6008_15082016184242.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO JOSE CARVALHO COSTA" "autor_nome_curto" => "FRANCISCO CARVALHO" "autor_email" => "franciscojoseatdl@hotmail" "autor_ies" => "UESPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }