A ATUAÇÃO DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL EM GEOGRAFIA
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 19662 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1122 "inscrito_id" => 7880 "titulo" => "A ATUAÇÃO DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL EM GEOGRAFIA" "resumo" => "Para compreender as lacunas existentes na formação inicial em Geografia na atualidade e propor mudanças, faz-se necessário estudar a institucionalização e todo o contexto histórico da formação do professor de Geografia no Brasil. Neste sentido este trabalho compreende uma discussão teórica de cunho bibliográfico de uma pesquisa em qualitativa em andamento. E para essa discussão fizemos uma pesquisa bibliográfica em alguns autores norteadores com Andrade (1986), Ruiz e Braz (2013), Vesentini (2009) dentre outros sobre a institucionalização da ciência geográfica, a formação docente em Geografia e a atuação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Para isso começamos por fazer alguns apontamentos referentes à história da formação docente em Geografia para investigar as premissas da dissociação entre teoria e prática docente nos Cursos de Graduação. Feito isso, apresentamos o PIBID enquanto uma proposta que busca unir Ensino Superior e Educação Básica, teoria e pratica docente, o ensino, a pesquisa e a extensão e, dessa forma observar suas contribuições para os licenciandos em Geografia. Podemos perceber em nosso trabalho como resultados que este Programa tem conseguindo o que até então os cursos de licenciaturas tinham como uma limitação, que era aproximar o formando da realidade da sala de aula. Atualmente, o PIBID diminui as distâncias existentes entre esses dois universos, possibilitando que o professor da rede básica atue também na formação docente e receba incentivos para a formação continuada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "GEOGRAFIA, PIBID, TEORIA-PRÁTICA DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID7880_13082016164711.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANDYGNA EMILIANA CHAVES DA SILVA " "autor_nome_curto" => "VANDYGNA " "autor_email" => "vamdygnaemilianarcc_@hotm" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 19662 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1122 "inscrito_id" => 7880 "titulo" => "A ATUAÇÃO DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL EM GEOGRAFIA" "resumo" => "Para compreender as lacunas existentes na formação inicial em Geografia na atualidade e propor mudanças, faz-se necessário estudar a institucionalização e todo o contexto histórico da formação do professor de Geografia no Brasil. Neste sentido este trabalho compreende uma discussão teórica de cunho bibliográfico de uma pesquisa em qualitativa em andamento. E para essa discussão fizemos uma pesquisa bibliográfica em alguns autores norteadores com Andrade (1986), Ruiz e Braz (2013), Vesentini (2009) dentre outros sobre a institucionalização da ciência geográfica, a formação docente em Geografia e a atuação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Para isso começamos por fazer alguns apontamentos referentes à história da formação docente em Geografia para investigar as premissas da dissociação entre teoria e prática docente nos Cursos de Graduação. Feito isso, apresentamos o PIBID enquanto uma proposta que busca unir Ensino Superior e Educação Básica, teoria e pratica docente, o ensino, a pesquisa e a extensão e, dessa forma observar suas contribuições para os licenciandos em Geografia. Podemos perceber em nosso trabalho como resultados que este Programa tem conseguindo o que até então os cursos de licenciaturas tinham como uma limitação, que era aproximar o formando da realidade da sala de aula. Atualmente, o PIBID diminui as distâncias existentes entre esses dois universos, possibilitando que o professor da rede básica atue também na formação docente e receba incentivos para a formação continuada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "GEOGRAFIA, PIBID, TEORIA-PRÁTICA DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID7880_13082016164711.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANDYGNA EMILIANA CHAVES DA SILVA " "autor_nome_curto" => "VANDYGNA " "autor_email" => "vamdygnaemilianarcc_@hotm" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }