O objetivo deste trabalho é apresentar a proposta de ensino desenvolvida no IPUFRJ em Cabo Frio ao longo do ano de 2014 com a turma de nono ano do Ensino Fundamental durante as aulas de língua portuguesa. Os problemas visualizados nos textos dos alunos nos levavam a perguntar como transformá-los em superação. Desde 2010, junto com o grupo de professores da área de Letras, fizemos as primeiras tentativas de desenvolvimento de uma proposta de trabalho aplicada ao texto dos alunos que promovesse a assimilação da Norma Culta da Língua Portuguesa, através da correção orientada dos textos dos alunos, que dialogasse com variedade Linguística deles e os pressupostos da norma culta. Naquele momento, nosso o objetivo era colocar o aluno em posição de atividade, transformando-o em um pesquisador, conforme proposto por Vigotski (2010a), dos fenômenos de sua própria escrita. Contudo, sabíamos que nossa função como orientadores nesse processo estaria longe de ter apenas papeis coadjuvantes, pois teríamos também as funções de oferecer materiais, revisar textos, questionar, supervisionar e direcionar para uma pesquisa eficiente nossos diferentes alunos. O que se propunha não era um abandono do trabalho do professor, visto que sem o outro na relação social não há educação e humanização, mas sim uma interação entre as necessidades dos alunos e as demandas de ensino do professor. O objetivo era levar os alunos a alcançarem uma autonomia em relação à produção do texto, aos estudos e à pesquisa dos fenômenos linguísticos. Nossos referenciais teóricos sobre linguagem e educação debruçavam-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), POSSENTI (2000) SENNA (2007) e SOARES (1998/2003). Em 2014, conseguimos sistematizar o trabalho e obter resultados mais contundentes em relação à proposta de trabalho, que abriu caminho para a pesquisa iniciada no mestrado em Educação da pós-graduação da UERJ em 2015. Este diálogo da norma culta da língua portuguesa com as práticas de escrita, estimulou o aprofundamento do entendimento das estratégias utilizadas por trás dessa proposta que contribuiriam para o desenvolvimento satisfatório dos alunos com o texto e com a estrutura da norma culta da língua portuguesa a partir da prática discursiva. Em seguida, buscaremos identificar tais estratégias e apresentá-las ao campo das práticas de Ensino da Língua Materna. Primeiramente descreveremos o campo de trabalho (fato), depois apresentaremos o objeto da pesquisa em andamento.