CAVALCANTE, Maria Da Paz. Consciência histórica e formação docente. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/20543>. Acesso em: 23/12/2024 00:00
Este trabalho, que tem uma peculiaridade de intervenção no processo formativo de uma professora de História, objetiva refletir sobre a consciência histórica do aluno em um processo de formação docente. Traz como aporte teórico as ideias de Rüsen (2001, 2006, 2010) e Barca (2007a, 2008), dentre outros. Optou-se pela abordagem colaborativa como estratégia formativa e empregou-se como procedimento uma das etapas dos ciclos de estudos reflexivos. Os resultados revelam que, para a docente, o desenvolvimento da consciência histórica do aluno, no aprendizado da interpretação de textos de história, ocorre no contato que o discente realiza com a leitura sobre a história, na ampliação do conhecimento e na busca de respostas, dentro do texto, para os questionamentos. O processo formativo revelou uma elevação na aprendizagem da professora o que pode contribuir para o aprimoramento de sua prática docente no ensino de História.