A ESSÊNCIA LÚDICA E CRIATIVA DA LITERATURA DE CORDEL COMO FERRAMENTA RELEVANTE PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 19631 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 423 "inscrito_id" => 147 "titulo" => "A ESSÊNCIA LÚDICA E CRIATIVA DA LITERATURA DE CORDEL COMO FERRAMENTA RELEVANTE PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA" "resumo" => """ Resumo: O domínio da leitura, da escrita e da oralidade é imprescindível para que haja uma efetiva inclusão do sujeito na sociedade. É papel do professor, principalmente do professor da área da linguagem, incutir nos discentes a importância dessas práticas, por meio de um trabalho significativo, contextualizado e prazeroso, e, dessa forma, orientá-los acerca da importância do uso das mesmas, como instrumento de comunicação, socialização e, sobretudo de interação. O presente trabalho objetiva relatar uma experiência de leitura, produção e circulação de um gênero cordel, enfatizando-se seu caráter criativo e lúdico, enquanto ferramenta relevante para a formação de leitores, escritores e oradores. Experiência foi realizada com uma turma do 2º ano EJA, da Escola Estadual Conselheiro José Braz do Rego, no Município de Boqueirão, tendo a participação e colaboração de um poeta local, quando após a leitura e discussão de cordéis e após a vivência em sala de aula com um poeta local, deu-se a construção coletiva de um cordel com temática social, que foi socializado com a comunidade. Com base nessa experiência, podemos concluir que os discentes gostam de ler, falar e escrever, desde que o texto ou discurso, objeto dessas práticas, tenha relação efetiva com o contexto desses sujeitos. Este trabalho fundamentou-se nos pressupostos teóricos de Marinho & Pinheiro (2012), entre outros. \r\n \r\n Palavras-Chave: Cordel, Leitura, Escrita, Interação. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa" "palavra_chave" => "CORDEL, LEITURA, ESCRITA, INTERAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA15_ID147_25072016023003.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SEVERINA DIOSILENE DA SILVA MACIEL" "autor_nome_curto" => "DIOSILENE MACIEL" "autor_email" => "diosilenemaciel@hotmail.c" "autor_ies" => "UFPB - VIRTUAL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 19631 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 423 "inscrito_id" => 147 "titulo" => "A ESSÊNCIA LÚDICA E CRIATIVA DA LITERATURA DE CORDEL COMO FERRAMENTA RELEVANTE PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA" "resumo" => """ Resumo: O domínio da leitura, da escrita e da oralidade é imprescindível para que haja uma efetiva inclusão do sujeito na sociedade. É papel do professor, principalmente do professor da área da linguagem, incutir nos discentes a importância dessas práticas, por meio de um trabalho significativo, contextualizado e prazeroso, e, dessa forma, orientá-los acerca da importância do uso das mesmas, como instrumento de comunicação, socialização e, sobretudo de interação. O presente trabalho objetiva relatar uma experiência de leitura, produção e circulação de um gênero cordel, enfatizando-se seu caráter criativo e lúdico, enquanto ferramenta relevante para a formação de leitores, escritores e oradores. Experiência foi realizada com uma turma do 2º ano EJA, da Escola Estadual Conselheiro José Braz do Rego, no Município de Boqueirão, tendo a participação e colaboração de um poeta local, quando após a leitura e discussão de cordéis e após a vivência em sala de aula com um poeta local, deu-se a construção coletiva de um cordel com temática social, que foi socializado com a comunidade. Com base nessa experiência, podemos concluir que os discentes gostam de ler, falar e escrever, desde que o texto ou discurso, objeto dessas práticas, tenha relação efetiva com o contexto desses sujeitos. Este trabalho fundamentou-se nos pressupostos teóricos de Marinho & Pinheiro (2012), entre outros. \r\n \r\n Palavras-Chave: Cordel, Leitura, Escrita, Interação. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa" "palavra_chave" => "CORDEL, LEITURA, ESCRITA, INTERAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA15_ID147_25072016023003.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SEVERINA DIOSILENE DA SILVA MACIEL" "autor_nome_curto" => "DIOSILENE MACIEL" "autor_email" => "diosilenemaciel@hotmail.c" "autor_ies" => "UFPB - VIRTUAL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }