Resumo: O domínio da leitura, da escrita e da oralidade é imprescindível para que haja uma efetiva inclusão do sujeito na sociedade. É papel do professor, principalmente do professor da área da linguagem, incutir nos discentes a importância dessas práticas, por meio de um trabalho significativo, contextualizado e prazeroso, e, dessa forma, orientá-los acerca da importância do uso das mesmas, como instrumento de comunicação, socialização e, sobretudo de interação. O presente trabalho objetiva relatar uma experiência de leitura, produção e circulação de um gênero cordel, enfatizando-se seu caráter criativo e lúdico, enquanto ferramenta relevante para a formação de leitores, escritores e oradores. Experiência foi realizada com uma turma do 2º ano EJA, da Escola Estadual Conselheiro José Braz do Rego, no Município de Boqueirão, tendo a participação e colaboração de um poeta local, quando após a leitura e discussão de cordéis e após a vivência em sala de aula com um poeta local, deu-se a construção coletiva de um cordel com temática social, que foi socializado com a comunidade. Com base nessa experiência, podemos concluir que os discentes gostam de ler, falar e escrever, desde que o texto ou discurso, objeto dessas práticas, tenha relação efetiva com o contexto desses sujeitos. Este trabalho fundamentou-se nos pressupostos teóricos de Marinho & Pinheiro (2012), entre outros.
Palavras-Chave: Cordel, Leitura, Escrita, Interação.