O presente artigo é fruto de uma pesquisa didática, desenvolvida na disciplina de Pesquisa e Prática Pedagógica 1, realizada na graduação de Pedagogia da UFPE-CAA, neste, apresentamos como objetivo analisar as dificuldades que tem o professor para lidar com a indisciplina. Tendo a pesquisa como objeto de estudo a atuação do professor frente à indisciplina na sala de aula. Realizou-se um levantamento bibliográfico, privilegiando a contribuição teórica de AQUINO (1998) indisciplina na escola; ESTRELA (1992) relação pedagógica, disciplina e indisciplina; ZAGURY (2006) Fracasso escolar. Constituímos os procedimentos metodológicos com base em: ANDRÉ (1998) estudo de caso; BARDIN (2008) análise de conteúdo; LAGE (2005) a observação participante; MARCANI (2006) entrevistas; MALINOWSCK (1996) grelha de dados. Assim, tomamos como hipótese que a indisciplina ocorre pelos mais variados fatores, dentre estes, mudança de professores, conversas paralelas. Os resultados confirmam nossa hipótese, e apontam que o ato indisciplinar por parte dos alunos tem relevância no sentido de não colaborar em sua formação e fragilizar o ensino envolvido. Constatamos que a indisciplina é um dilema real e que se faz presente em muitas de nossas escolas, a mesma precisa ser refletida, debatida e combatida, como tema de estudo, pois, sua relevância é significativa.