A compreensão dos conceitos de álgebra Linear é essencial para auxiliar na aprendizagem dos alunos em cursos de Engenharias. Espera-se uma motivação para a prática discente e docente ao oportunizar uma nova perspectiva do ensino e aprendizagem desses conceitos via atividades extras voltadas às aplicações. E tendo em vista uma necessidade de motivação para um melhor entendimento, a prática docente considera possível oportunizar atividades extras que visem aplicações do conteúdo de álgebra linear. Neste contexto, este trabalho objetiva mostrar uma investigação de se inserir as aplicações dos conceitos de Álgebra Linear em outras áreas como atividade extra de pesquisa de forma a conhecer a origem histórica dos conceitos e sua relação com diversos assuntos, bem como proporcionar aos alunos situações nas quais estes sejam agentes formuladores de seu conhecimento. As investigações abordaram temáticas da Álgebra Linear na Ciência da Computação, nas Ciências Físicas e Biológicas, nas Ciências Sociais, nas Finanças, nos Negócios e na Genética. Os questionamentos incitavam a indagação de como surgiram os conceitos de álgebra linear e qual sua relação com os problemas em destaque. É possível observar que esta é uma atividade motivacional gerando mobilização, uma vez que todos os envolvidos fizeram a atividade. Além disso, os autores deste processo transmitem situações onde trabalham com informações teóricas de forma mais elaborada, bem como por situações que reconhecem a validade cultural do conhecimento adquirido e trabalhado. Com tudo isso, julga-se que se tem uma abordagem válida, que possibilita situações didáticas culminantes em contextos significativos.