ABORDAGEM PEDAGÓGICA E BIOGEOGRÁFICA ATRAVÉS DO PIBID NA ESCOLA SANTANA MARQUES: ASPECTOS DO BOSQUE RODRIGUES ALVES DA GRANDE BELÉM, PARÁ.
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 19589 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1807 "inscrito_id" => 6409 "titulo" => "ABORDAGEM PEDAGÓGICA E BIOGEOGRÁFICA ATRAVÉS DO PIBID NA ESCOLA SANTANA MARQUES: ASPECTOS DO BOSQUE RODRIGUES ALVES DA GRANDE BELÉM, PARÁ." "resumo" => "O artigo é resultante de atividades desenvolvidas mediante o subprojeto: “Um olhar biogeográfico sobre os parques ambientais da grande Belém-Pará”: práticas pedagógicas para o discente/ futuramente professor. Esse subprojeto faz parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), levando em consideração que a biogeografia ainda é de pouca aplicabilidade em sala de aula. Para a realização da atividade, primeiramente foi feito o levantamento bibliográfico em artigos, livros e meios eletrônicos disponíveis referentes ao seu ensino. Diante disso, o trabalho relata uma atividade desenvolvida pelos bolsistas no âmbito do projeto, sendo esta prática realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Santana Marques, localizada no Bairro do Panorama na cidade de Belém do Pará, envolvendo alunos do 3° ano do ensino médio, onde, fora realizado um acompanhamento das aulas de Biologia e Geografia para posteriormente a aplicação da ação. Assim, a atividade desenvolvida através do PIBID foi executada com êxito, na referida escola, afirmando que ela só foi possível através da organização e planejamento entre os bolsistas e o professor- supervisor. Cabe mencionar que, a partir da atividade os alunos também obtiveram uma visão diferenciada concernente ao Bosque, não somente esteticamente, mas, considerando, crucialmente a preservação da fauna e flora que o lugar possui, passando a ter uma percepção da necessidade da preservação do meio, tendo em vista a importância da biodiversidade para a Amazônia e indubitavelmente para o Planeta." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "BIOGEOGRAFIA, PARQUE, ATIVIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID6409_15082016150650.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAIZE CRISTINA CUNHA DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "LAIZE CARVALHO" "autor_email" => "laise.carvalho13@gmail.co" "autor_ies" => "IFPA - CAMPUS BRAGANÇA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 19589 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1807 "inscrito_id" => 6409 "titulo" => "ABORDAGEM PEDAGÓGICA E BIOGEOGRÁFICA ATRAVÉS DO PIBID NA ESCOLA SANTANA MARQUES: ASPECTOS DO BOSQUE RODRIGUES ALVES DA GRANDE BELÉM, PARÁ." "resumo" => "O artigo é resultante de atividades desenvolvidas mediante o subprojeto: “Um olhar biogeográfico sobre os parques ambientais da grande Belém-Pará”: práticas pedagógicas para o discente/ futuramente professor. Esse subprojeto faz parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), levando em consideração que a biogeografia ainda é de pouca aplicabilidade em sala de aula. Para a realização da atividade, primeiramente foi feito o levantamento bibliográfico em artigos, livros e meios eletrônicos disponíveis referentes ao seu ensino. Diante disso, o trabalho relata uma atividade desenvolvida pelos bolsistas no âmbito do projeto, sendo esta prática realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Santana Marques, localizada no Bairro do Panorama na cidade de Belém do Pará, envolvendo alunos do 3° ano do ensino médio, onde, fora realizado um acompanhamento das aulas de Biologia e Geografia para posteriormente a aplicação da ação. Assim, a atividade desenvolvida através do PIBID foi executada com êxito, na referida escola, afirmando que ela só foi possível através da organização e planejamento entre os bolsistas e o professor- supervisor. Cabe mencionar que, a partir da atividade os alunos também obtiveram uma visão diferenciada concernente ao Bosque, não somente esteticamente, mas, considerando, crucialmente a preservação da fauna e flora que o lugar possui, passando a ter uma percepção da necessidade da preservação do meio, tendo em vista a importância da biodiversidade para a Amazônia e indubitavelmente para o Planeta." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "BIOGEOGRAFIA, PARQUE, ATIVIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID6409_15082016150650.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAIZE CRISTINA CUNHA DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "LAIZE CARVALHO" "autor_email" => "laise.carvalho13@gmail.co" "autor_ies" => "IFPA - CAMPUS BRAGANÇA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }