, Karineramosdossantos et al.. Alfabetização e letramento: reflexões e práticas. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/20185>. Acesso em: 22/11/2024 00:43
Compreender o universo de interlocução entre alfabetizando e alfabetizador é uma estratégia que poderá ampliar nosso espaço de mediação no que diz respeito às dificuldades de interpretação das letras das palavras e dos textos. Embora sejam bastante confundidas, é necessário esclarecer que alfabetização e letramento apesar de estarem, de certa forma, interligadas já que ambas estão voltadas para a linguagem, elas envolvem processos distintos, pois o ato de alfabetizar requer ler e escrever, enquanto o letramento não envolve apenas a leitura e a escrita, mas também a capacidade de analisar e interpretar de forma crítica bem como saber utilizar corretamente a linguagem em diversos contextos sociais, desempenhando assim sua competência discursiva. Sendo assim, entende-se que a linguagem se aperfeiçoa em um determinado indivíduo, oferecendo a ele características próprias no que diz respeito à sua identidade, de modo a desenvolver sua competência comunicativa. Para isso o trabalho trata-se de um estudo de abordagem qualitativa com vistas a intervir na realidade, por isso do ponto de vista das finalidades pode-se dizer que trata-se de uma pesquisa-ação. Tendo como objetivo geral Investigar o processo de alfabetização e letramento no 1º ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Picos-PI e como objetivos específicos procuramos conhecer como os professores alfabetizam e letram as crianças do 1º ano do ensino fundamental; realizar atividades que contribuam com o processo de alfabetização das crianças e conhecer como os professores alfabetizadores mensuram a aprendizagem das crianças no que tange a alfabetização e ao letramento.