RESUMO: Este artigo teve como objetivo conhecer como os/as professores/as trabalham as temáticas da diversidade sexual e igualdade de gênero na escola. Apresenta aspectos das concepções de diversidade sexual e desigualdade de gênero fundamentado na legislação educacional brasileira e no âmbito dos Direitos Humanos. Compreendendo que a escola deveria ser o local por excelência de ensino-aprendizagem com a intencionalidade de formar pessoas críticas e questionadoras da realidade vigente, apontamos as seguintes problemáticas para investigação: Como tais temáticas estão sendo vivenciadas? De que maneira os/as professores/as estão atuando e lidando, em suas práticas pedagógicas, com a diversidade sexual e desigualdade de gênero? O estudo é de abordagem qualitativa e utilizou como instrumento de coleta de dados a aplicação de questionário com perguntas fechadas e abertas à 13 professores/as da Educação Infantil e Ensino Fundamental I como, também, foi feito uma revisão literária em periódicos e livros para a construção deste artigo. Percebemos que as discussões referentes à diversidade sexual e de gênero ainda são incipientes no contexto escolar e que é necessário o desenvolvimento de estudos, a realização de formações e a circulação de informações de modo a romper com os preconceitos existentes e construir um modelo educativo que prime pela diversidade e inclusão social. Portanto, esperamos, mesmo que brevemente, ter contribuído para os trabalhos que estão sendo desenvolvidos acerca das relações de gênero e diversidade sexual, desconstruindo os padrões de preconceitos e modelos discriminatórios, de uma sociedade marcada por muito tempo pela a-criticidade e não conscientização de indivíduos.
Palavras-Chave: Escola. Diversidade Sexual. Igualdade de gênero. Prática Docente.