Como o gênero se transforma em alvo das políticas públicas educacionais? Quais são as concepções de gênero presente nos PCN? Como os documentos abordam as diferentes identidades de gênero? Essas são algumas questões iniciais que pretendo responder. Esse trabalho surge como parte das reflexões da minha Dissertação de Mestrado expõe apontamentos da revisão de literatura desenvolvida e os resultados obtidos na pesquisa. Analisei os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, numa abordagem qualitativa, com ênfase na análise de conteúdos. A pesquisa tinha entre seus objetivos compreender como as relações de gênero são debatidas dentro dos PCN. Nesse artigo, pretendo problematizar as visões presentes nos documentos curriculares, evidenciando como os PCN apresentam a temática da Orientação Sexual e das relações de gênero. Para isso, conduzirei esse trabalho em dois momentos principais: o primeiro, tentando expor como o gênero adquiriu espaço políticas públicas educacionais no contexto brasileiro. E no segundo, problematizo as visões de gênero presentes nos PCN.