O presente trabalho está vinculado às ações desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e refere-se a um conjunto de atividades que realizamos com alunos do 9º ano, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Bento Tenório de Sousa, localizada na zona rural do município paraibano de Monteiro. O nosso trabalho volta-se para o estudo dos rearranjos familiares na contemporaneidade e tem como objetivo refletir como essas novas configurações familiares podem ser, a partir do exercício pedagógico em sala de aula, recepcionadas por alunos/alunas do ensino básico mediante um trabalho com obras literárias que tematizam o assunto. Como lastro teórico em que se assentam nossas reflexões, apoiamo-nos em Facco (2009), Mello (2005), Grossi, Uziel e Mello (2007) e Silva e Ribeiro (2013), para os quais o conceito de família transcende o que já está arraigado socialmente, mas apresente outros matizes socioculturais. Os resultados obtidos foram satisfatórios, uma vez que, através do texto literário, foi possível fazer com que os/as alunos/alunas pudessem refletir sobre verdades que foram cristalizadas em nossa sociedade e em cultura, descortinando outras formas por meio das quais se firmam os laços familiares hoje em dia.