O respectivo trabalho tem como objetivo principal discutir a sexualidade como elemento inerente ao ser humano, pelo qual almejamos encontrar a partir da discussão, novos caminhos a serem traçados pelos educadores no que diz respeito ao ensino de informações que envolvam o estudo da sexualidade na sala de aula nos diferentes níveis de ensino. A discussão é trabalhada na perspectiva de aprofundar o conhecimento dos educadores e da escola em geral acerca das informações que permeiam o ensino de educação sexual nas instituições. Partimos do pressuposto de que a maioria dos educadores não sabem, em sua maioria, como lidar com este tema na sala de aula – independente do nível de ensino – mas acreditamos que esta realidade se encontra mais presente na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. O estudo se sustenta a partir da realização de uma pesquisa bibliográfica pelo qual abordamos a temática através de autores conceituados na área. Concluímos que é cada vez necessário que as instituições reformulem suas crenças e percepções culturais acerca da criança e o desenvolvimento da sexualidade, ao ponto que encontramos cada vez mais, no que diz respeito a essa discussão, profissionais com dificuldade de lidar com determinados temas dentro da sala de aula, seja pela existência de preconceitos ou mesmo por falta de informação e interesse sobre o tema.