Em Onde estivestes de noite, publicada pela primeira vez em 1974, Clarice Lispector nos apresenta dezessete histórias que versam sobre Deus, vida, morte, velhice e loucura, dentre outros assuntos cruciais que permeiam a subjetividade humana. Nessa obra as aflições da alma são elaboradas de forma cômica em uma narrativa com movimento. A velhice é trabalhada em dois contos, a saber: “A procura de uma dignidade” e “A partida do trem”. Nessas narrativas, duas personagens femininas, Srª Xavier e Maria Rita, encontram-se com o desafio de lidar com a velhice e suas inexperiências e inseguranças diante da vida hostil. A vida dessas duas mulheres é entremeada por caminhos, “portas de saída”, que mais parecem labirintos em busca de uma adaptação ao mundo. O foco desse estudo bibliográfico é analisar como os corpos femininos envelhecidos são construídos e como delineiam as identidades das personagens, por meio de linguagem introspectiva clariceana que revela a subjetividade feminina. Para tal análise bibliográfica, utilizaremos as considerações de Xavier (1991), Cortázar (2006), Moisés (1969), Bataille (1987), Stepan (1994), Le Breton (2012 ; 2013), Jeudy (2002), Foucault (1996) e Beauvoir (1990).