A energia é algo vital para a existência de qualquer ser vivo. As plantas e animais existentes necessitam de energia para seu crescimento e sobrevivência. A radiação solar desempenha um importante papel em muitos processos ambientais. Quase todas as fontes de energia hidráulica, biomassa, eólica, combustíveis fósseis e dos oceanos são formas indiretas de energia solar. Existe um crescente interesse na utilização direta da energia solar para diversos fins. Quando captada adequadamente, a energia solar pode ser utilizada de duas formas, as quais as mais úteis são na produção de calor e produção de energia elétrica. Ambos os processos nada tem a ver entre si, nem quanto à tecnologia, nem quanto à aplicação prática. O objetivo deste trabalho foi construir um protótipo de uma casa autossustentável para ser utilizada como instrumento didático pedagógico, com o intuito de divulgar e incentivar o uso das energias renováveis para os alunos do ensino médio. Os sistemas que compõem a mini casa autossustentável, foram montados pelos próprios componentes do projeto. Foram feitas apresentações da casa autossustentável em escolas de ensino médio e eventos, como também a mesma ficava exposta na universidade para a visita de alunos das escolas de ensino médio da cidade de Campina Grande. Além disso, foi aplicado um questionário com os alunos logo depois de realizada as apresentações, com o objetivo de verificar o conhecimento dos mesmos sobre o uso das energias renováveis. Diante dos resultados obtidos, tanto pelos alunos pertencentes às escolas públicas como os das particulares, fica evidente o quanto este projeto chamou a atenção, independente do sexo, idade e classe social desses alunos. Além disso, a grande maioria dos alunos não tinha conhecimento de energia solar fotovoltaica, ratificando a importância de abordar e disseminar este tema para a sociedade moderna.