Artigo Anais I CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

USO DE UMA CASA AUTOSSUSTENTÁVEL APLICADA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: ENERGIAS RENOVÁVEIS, ENERGIA FOTOVOLTAICA, CASA ECOLÓGICA Pôster (PO) Engenharia Sanitária e Ambiental
"2016-06-01 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 18257
    "edicao_id" => 41
    "trabalho_id" => 236
    "inscrito_id" => 1395
    "titulo" => "USO DE UMA CASA AUTOSSUSTENTÁVEL APLICADA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "A energia é algo vital para a existência de qualquer ser vivo. As plantas e animais existentes necessitam de energia para seu crescimento e sobrevivência. A radiação solar desempenha um importante papel em muitos processos ambientais. Quase todas as fontes de energia hidráulica, biomassa, eólica, combustíveis fósseis e dos oceanos são formas indiretas de energia solar. Existe um crescente interesse na utilização direta da energia solar para diversos fins. Quando captada adequadamente, a energia solar pode ser utilizada de duas formas, as quais as mais úteis são na produção de calor e produção de energia elétrica. Ambos os processos nada tem a ver entre si, nem quanto à tecnologia, nem quanto à aplicação prática. O objetivo deste trabalho foi construir um protótipo de uma casa autossustentável para ser utilizada como instrumento didático pedagógico, com o intuito de divulgar e incentivar o uso das energias renováveis para os alunos do ensino médio. Os sistemas que compõem a mini casa autossustentável, foram montados pelos próprios componentes do projeto. Foram feitas apresentações da casa autossustentável em escolas de ensino médio e eventos, como também a mesma ficava exposta na universidade para a visita de alunos das escolas de ensino médio da cidade de Campina Grande. Além disso, foi aplicado um questionário com os alunos logo depois de realizada as apresentações, com o objetivo de verificar o conhecimento dos mesmos sobre o uso das energias renováveis. Diante dos resultados obtidos, tanto pelos alunos pertencentes às escolas públicas como os das particulares, fica evidente o quanto este projeto chamou a atenção, independente do sexo, idade e classe social desses alunos. Além disso, a grande maioria dos alunos não tinha conhecimento de energia solar fotovoltaica, ratificando a importância de abordar e disseminar este tema para a sociedade moderna."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Engenharia Sanitária e Ambiental"
    "palavra_chave" => "ENERGIAS RENOVÁVEIS, ENERGIA FOTOVOLTAICA, CASA ECOLÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD4_SA85_ID1395_05052016175733.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:04"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:20:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS ANTÔNIO PEREIRA DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "CARLOS LIMA"
    "autor_email" => "caplima2000@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016"
    "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 18257
    "edicao_id" => 41
    "trabalho_id" => 236
    "inscrito_id" => 1395
    "titulo" => "USO DE UMA CASA AUTOSSUSTENTÁVEL APLICADA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "A energia é algo vital para a existência de qualquer ser vivo. As plantas e animais existentes necessitam de energia para seu crescimento e sobrevivência. A radiação solar desempenha um importante papel em muitos processos ambientais. Quase todas as fontes de energia hidráulica, biomassa, eólica, combustíveis fósseis e dos oceanos são formas indiretas de energia solar. Existe um crescente interesse na utilização direta da energia solar para diversos fins. Quando captada adequadamente, a energia solar pode ser utilizada de duas formas, as quais as mais úteis são na produção de calor e produção de energia elétrica. Ambos os processos nada tem a ver entre si, nem quanto à tecnologia, nem quanto à aplicação prática. O objetivo deste trabalho foi construir um protótipo de uma casa autossustentável para ser utilizada como instrumento didático pedagógico, com o intuito de divulgar e incentivar o uso das energias renováveis para os alunos do ensino médio. Os sistemas que compõem a mini casa autossustentável, foram montados pelos próprios componentes do projeto. Foram feitas apresentações da casa autossustentável em escolas de ensino médio e eventos, como também a mesma ficava exposta na universidade para a visita de alunos das escolas de ensino médio da cidade de Campina Grande. Além disso, foi aplicado um questionário com os alunos logo depois de realizada as apresentações, com o objetivo de verificar o conhecimento dos mesmos sobre o uso das energias renováveis. Diante dos resultados obtidos, tanto pelos alunos pertencentes às escolas públicas como os das particulares, fica evidente o quanto este projeto chamou a atenção, independente do sexo, idade e classe social desses alunos. Além disso, a grande maioria dos alunos não tinha conhecimento de energia solar fotovoltaica, ratificando a importância de abordar e disseminar este tema para a sociedade moderna."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Engenharia Sanitária e Ambiental"
    "palavra_chave" => "ENERGIAS RENOVÁVEIS, ENERGIA FOTOVOLTAICA, CASA ECOLÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD4_SA85_ID1395_05052016175733.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:04"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:20:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS ANTÔNIO PEREIRA DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "CARLOS LIMA"
    "autor_email" => "caplima2000@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016"
    "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 01 de junho de 2016

Resumo

A energia é algo vital para a existência de qualquer ser vivo. As plantas e animais existentes necessitam de energia para seu crescimento e sobrevivência. A radiação solar desempenha um importante papel em muitos processos ambientais. Quase todas as fontes de energia hidráulica, biomassa, eólica, combustíveis fósseis e dos oceanos são formas indiretas de energia solar. Existe um crescente interesse na utilização direta da energia solar para diversos fins. Quando captada adequadamente, a energia solar pode ser utilizada de duas formas, as quais as mais úteis são na produção de calor e produção de energia elétrica. Ambos os processos nada tem a ver entre si, nem quanto à tecnologia, nem quanto à aplicação prática. O objetivo deste trabalho foi construir um protótipo de uma casa autossustentável para ser utilizada como instrumento didático pedagógico, com o intuito de divulgar e incentivar o uso das energias renováveis para os alunos do ensino médio. Os sistemas que compõem a mini casa autossustentável, foram montados pelos próprios componentes do projeto. Foram feitas apresentações da casa autossustentável em escolas de ensino médio e eventos, como também a mesma ficava exposta na universidade para a visita de alunos das escolas de ensino médio da cidade de Campina Grande. Além disso, foi aplicado um questionário com os alunos logo depois de realizada as apresentações, com o objetivo de verificar o conhecimento dos mesmos sobre o uso das energias renováveis. Diante dos resultados obtidos, tanto pelos alunos pertencentes às escolas públicas como os das particulares, fica evidente o quanto este projeto chamou a atenção, independente do sexo, idade e classe social desses alunos. Além disso, a grande maioria dos alunos não tinha conhecimento de energia solar fotovoltaica, ratificando a importância de abordar e disseminar este tema para a sociedade moderna.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.