USO DE UMA CASA AUTOSSUSTENTÁVEL APLICADA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO
"2016-06-01 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 18257 "edicao_id" => 41 "trabalho_id" => 236 "inscrito_id" => 1395 "titulo" => "USO DE UMA CASA AUTOSSUSTENTÁVEL APLICADA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A energia é algo vital para a existência de qualquer ser vivo. As plantas e animais existentes necessitam de energia para seu crescimento e sobrevivência. A radiação solar desempenha um importante papel em muitos processos ambientais. Quase todas as fontes de energia hidráulica, biomassa, eólica, combustíveis fósseis e dos oceanos são formas indiretas de energia solar. Existe um crescente interesse na utilização direta da energia solar para diversos fins. Quando captada adequadamente, a energia solar pode ser utilizada de duas formas, as quais as mais úteis são na produção de calor e produção de energia elétrica. Ambos os processos nada tem a ver entre si, nem quanto à tecnologia, nem quanto à aplicação prática. O objetivo deste trabalho foi construir um protótipo de uma casa autossustentável para ser utilizada como instrumento didático pedagógico, com o intuito de divulgar e incentivar o uso das energias renováveis para os alunos do ensino médio. Os sistemas que compõem a mini casa autossustentável, foram montados pelos próprios componentes do projeto. Foram feitas apresentações da casa autossustentável em escolas de ensino médio e eventos, como também a mesma ficava exposta na universidade para a visita de alunos das escolas de ensino médio da cidade de Campina Grande. Além disso, foi aplicado um questionário com os alunos logo depois de realizada as apresentações, com o objetivo de verificar o conhecimento dos mesmos sobre o uso das energias renováveis. Diante dos resultados obtidos, tanto pelos alunos pertencentes às escolas públicas como os das particulares, fica evidente o quanto este projeto chamou a atenção, independente do sexo, idade e classe social desses alunos. Além disso, a grande maioria dos alunos não tinha conhecimento de energia solar fotovoltaica, ratificando a importância de abordar e disseminar este tema para a sociedade moderna." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Engenharia Sanitária e Ambiental" "palavra_chave" => "ENERGIAS RENOVÁVEIS, ENERGIA FOTOVOLTAICA, CASA ECOLÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD4_SA85_ID1395_05052016175733.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:04" "updated_at" => "2020-06-09 19:20:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS ANTÔNIO PEREIRA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "CARLOS LIMA" "autor_email" => "caplima2000@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conapesc" "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016" "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg" "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 18257 "edicao_id" => 41 "trabalho_id" => 236 "inscrito_id" => 1395 "titulo" => "USO DE UMA CASA AUTOSSUSTENTÁVEL APLICADA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A energia é algo vital para a existência de qualquer ser vivo. As plantas e animais existentes necessitam de energia para seu crescimento e sobrevivência. A radiação solar desempenha um importante papel em muitos processos ambientais. Quase todas as fontes de energia hidráulica, biomassa, eólica, combustíveis fósseis e dos oceanos são formas indiretas de energia solar. Existe um crescente interesse na utilização direta da energia solar para diversos fins. Quando captada adequadamente, a energia solar pode ser utilizada de duas formas, as quais as mais úteis são na produção de calor e produção de energia elétrica. Ambos os processos nada tem a ver entre si, nem quanto à tecnologia, nem quanto à aplicação prática. O objetivo deste trabalho foi construir um protótipo de uma casa autossustentável para ser utilizada como instrumento didático pedagógico, com o intuito de divulgar e incentivar o uso das energias renováveis para os alunos do ensino médio. Os sistemas que compõem a mini casa autossustentável, foram montados pelos próprios componentes do projeto. Foram feitas apresentações da casa autossustentável em escolas de ensino médio e eventos, como também a mesma ficava exposta na universidade para a visita de alunos das escolas de ensino médio da cidade de Campina Grande. Além disso, foi aplicado um questionário com os alunos logo depois de realizada as apresentações, com o objetivo de verificar o conhecimento dos mesmos sobre o uso das energias renováveis. Diante dos resultados obtidos, tanto pelos alunos pertencentes às escolas públicas como os das particulares, fica evidente o quanto este projeto chamou a atenção, independente do sexo, idade e classe social desses alunos. Além disso, a grande maioria dos alunos não tinha conhecimento de energia solar fotovoltaica, ratificando a importância de abordar e disseminar este tema para a sociedade moderna." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Engenharia Sanitária e Ambiental" "palavra_chave" => "ENERGIAS RENOVÁVEIS, ENERGIA FOTOVOLTAICA, CASA ECOLÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD4_SA85_ID1395_05052016175733.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:04" "updated_at" => "2020-06-09 19:20:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS ANTÔNIO PEREIRA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "CARLOS LIMA" "autor_email" => "caplima2000@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conapesc" "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016" "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg" "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }