CORRÊA, Adjair Sousa et al.. . Anais I CONAPESC... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/17774>. Acesso em: 25/11/2024 13:03
A interdisciplinaridade pressupõe uma prática que rompe com barreiras disciplinares, onde cada componente curricular possa apresentar suas contribuições sobre um determinado assunto que seja trabalhado em todas as disciplinas, a ponto de possibilitar uma visão globalizante sobre o que estiver sendo trabalhado e estudado, possibilitando uma aprendizagem significativa e abrangente. Os Temas Transversais sugeridos pelos PCN’s envolvem problemáticas sociais atuais e urgentes, consideradas de abrangência nacional e até mesmo de caráter universal. Algumas abordagens e conhecimentos prévios sobre as questões da água e sua importância no dia a dia do ser humano, bem como a necessidade de preservação deste bem precioso impulsionou os professores a elaborar o projeto pedagógico Água Para Todos – Uma Proposta Interdisciplinar desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Médio Visconde de Souza Franco, localizado na região Metropolitana de Belém, Estado do Pará, e realizado de forma interdisciplinar, abordando as disciplinas da área de Ciências da Natureza, buscando assim, a participação ativa dos atores envolvidos, a fim de que se tornem agentes de sua aprendizagem, além de auxiliar na realização da função social da escola, à medida que o conhecimento seja transmitido para toda a comunidade escolar e entorno da mesma. O projeto foi desenvolvido no decorrer do ano letivo de 2015, utilizando vários componentes metodológicos para a execução do mesmo, culminando com a realização de uma Feira de Ciências na própria escola, onde foram apresentados os resultados obtidos.