ALMEIDA, Artur Moreira. Túnel de vento: um produto educacional acessível. Anais I CONAPESC... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/18235>. Acesso em: 25/11/2024 15:01
O intuito deste trabalho é desenvolver um túnel de vento que possa ser reproduzido para equipar os laboratórios de Física no ensino médio e no ensino superior. Este aparato experimental é muito útil para observar os fenômenos aerodinâmicos e mais especificamente no ensino da física: os efeitos da equação de Bernoulli mais especificamente a equação de Navier-Stokes. Este é um tema bastante presente e estudado exaustivamente em hidrodinâmica na engenharia, mas rapidamente abordado em física. O aparato experimental em desenvolvimento tem custo reduzido e grau médio de complexidade na montagem, podendo ser aplicado no ensino médio e superior. Este é um projeto do mestrado pela Universidade Federal de Pernambuco – CAA e com a parceria da Universidade Federal da Paraíba.