Artigo Anais I CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

TÚNEL DE VENTO: UM PRODUTO EDUCACIONAL ACESSÍVEL

Palavra-chaves: TÚNEL DE VENTO, BAIXO CUSTO, ENSINO DE FÍSICA Pôster (PO) Ensino de Física
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Publicado em 01 de junho de 2016

Resumo

O intuito deste trabalho é desenvolver um túnel de vento que possa ser reproduzido para equipar os laboratórios de Física no ensino médio e no ensino superior. Este aparato experimental é muito útil para observar os fenômenos aerodinâmicos e mais especificamente no ensino da física: os efeitos da equação de Bernoulli mais especificamente a equação de Navier-Stokes. Este é um tema bastante presente e estudado exaustivamente em hidrodinâmica na engenharia, mas rapidamente abordado em física. O aparato experimental em desenvolvimento tem custo reduzido e grau médio de complexidade na montagem, podendo ser aplicado no ensino médio e superior. Este é um projeto do mestrado pela Universidade Federal de Pernambuco – CAA e com a parceria da Universidade Federal da Paraíba.

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