Artigo Anais I CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

LEITURA, COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DE ENUNCIADOS MATEMÁTICOS: CONCEITO DE DIVISIBILIDADE, DIFICULDADES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Palavra-chaves: LEITURA, ENUNCIADOS MATEMÁTICOS, DIFICULDADES. DESAFIOS Pôster (PO) Licenciatura em Matemática
"2016-06-01 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 18068
    "edicao_id" => 41
    "trabalho_id" => 70
    "inscrito_id" => 839
    "titulo" => "LEITURA, COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DE ENUNCIADOS MATEMÁTICOS: CONCEITO DE DIVISIBILIDADE, DIFICULDADES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS"
    "resumo" => "RESUMO: Este trabalho apresenta um estudo que foi desenvolvido numa turma do 6° ano do ensino fundamental da Escola Alexandre Diniz da Penha na cidade do Damião Paraíba em 2015. Analisamos uma abordagem voltada para a leitura, compreensão e interpretação de enunciados matemáticos especialmente no conceito de divisibilidade. Buscamos entender os fundamentos que levam os alunos sentirem dificuldades em interpretar problemas matemáticos. Percebemos que uma das mais preocupantes dificuldades é a ausência da leitura, segundo relados dos próprios estudantes, um dos motivos que afeta na compreensão de textos matemáticos. Em seguida, discute as estratégias de resolução de situações problemas desenvolvidos pelos alunos e também a perspectiva do erro, visto que o mesmo entre outras manifestações do estudante apresenta sinais do processo que promove a construção do conhecimento."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Licenciatura em Matemática"
    "palavra_chave" => "LEITURA, ENUNCIADOS MATEMÁTICOS, DIFICULDADES. DESAFIOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD4_SA91_ID839_27042016213016.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IZIDIO SILVA SOARES SILVA SOARES"
    "autor_nome_curto" => "IZIDIO SILVA SOARES"
    "autor_email" => "izidiosoares@gamil.com"
    "autor_ies" => "ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR NINO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016"
    "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 18068
    "edicao_id" => 41
    "trabalho_id" => 70
    "inscrito_id" => 839
    "titulo" => "LEITURA, COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DE ENUNCIADOS MATEMÁTICOS: CONCEITO DE DIVISIBILIDADE, DIFICULDADES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS"
    "resumo" => "RESUMO: Este trabalho apresenta um estudo que foi desenvolvido numa turma do 6° ano do ensino fundamental da Escola Alexandre Diniz da Penha na cidade do Damião Paraíba em 2015. Analisamos uma abordagem voltada para a leitura, compreensão e interpretação de enunciados matemáticos especialmente no conceito de divisibilidade. Buscamos entender os fundamentos que levam os alunos sentirem dificuldades em interpretar problemas matemáticos. Percebemos que uma das mais preocupantes dificuldades é a ausência da leitura, segundo relados dos próprios estudantes, um dos motivos que afeta na compreensão de textos matemáticos. Em seguida, discute as estratégias de resolução de situações problemas desenvolvidos pelos alunos e também a perspectiva do erro, visto que o mesmo entre outras manifestações do estudante apresenta sinais do processo que promove a construção do conhecimento."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Licenciatura em Matemática"
    "palavra_chave" => "LEITURA, ENUNCIADOS MATEMÁTICOS, DIFICULDADES. DESAFIOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD4_SA91_ID839_27042016213016.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IZIDIO SILVA SOARES SILVA SOARES"
    "autor_nome_curto" => "IZIDIO SILVA SOARES"
    "autor_email" => "izidiosoares@gamil.com"
    "autor_ies" => "ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR NINO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016"
    "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 01 de junho de 2016

Resumo

RESUMO: Este trabalho apresenta um estudo que foi desenvolvido numa turma do 6° ano do ensino fundamental da Escola Alexandre Diniz da Penha na cidade do Damião Paraíba em 2015. Analisamos uma abordagem voltada para a leitura, compreensão e interpretação de enunciados matemáticos especialmente no conceito de divisibilidade. Buscamos entender os fundamentos que levam os alunos sentirem dificuldades em interpretar problemas matemáticos. Percebemos que uma das mais preocupantes dificuldades é a ausência da leitura, segundo relados dos próprios estudantes, um dos motivos que afeta na compreensão de textos matemáticos. Em seguida, discute as estratégias de resolução de situações problemas desenvolvidos pelos alunos e também a perspectiva do erro, visto que o mesmo entre outras manifestações do estudante apresenta sinais do processo que promove a construção do conhecimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.