O surgimento das tecnologias de comunicação tem se caracterizado de forma expansiva na sociedade contemporânea, com tudo o letramento digital é um termo recente, que permite o uso da leitura e da escrita em situações cotidianas, tanto na interação presencial quanto virtual, ambas pertencem a um plano relacional contínuo. Este trabalho é fruto de indagações provocadas no percurso do curso de Especialização em Novas Tecnologias na Educação da EAD, realizada pela Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. O objetivo foi averiguar em textos, como: artigos, livros científicos, monografias, periódicos que abordam o Letramento Digital e Ensino de Ciências nas escolas. Além do nível de envolvimento de leituras desenvolvidas por nós enquanto alunos de Pós-graduação, bem como as experiências vivenciadas no cotidiano escolar. Alguns teóricos corroboram com a ideia de que os educadores podem e devem estimular seus alunos para que aconteça o processo de ensino e aprendizagem por meio do letramento digital, nesse sentido, a utilização das redes sociais, das tecnologias e outros meios tem suas utilidades quando bem utilizada pelos docentes de forma coerente dando ênfase a uma aprendizagem significativa.