Os conhecimentos químicos só começam ser trabalhados de maneira mais explicita em ciências naturais, no último ano do ensino fundamental. Neste contexto, os estudantes começam a perceber a química como disciplina difícil em que a aprendizagem é uma tarefa árdua e difícil, totalmente desvinculada de sua realidade, pois a maioria das aulas é marcada pela manutenção do “conteudismo”, principal característica do ensino do tipo transmissão – recepção. Ante o exposto, o presente trabalho teve, por objetivo, realizar uma sondagem dos conhecimentos dos discentes do 9º ano do ensino fundamental sobre as transformações químicas. A presente pesquisa foi realizada na cidade de Arara – PB, em uma escola pública estadual que atua com o ensino fundamental; o público alvo foram 25 alunos do 9º ano. A investigação teve caráter exploratório investigativo e o levantamento dos dados foi feito por meio de um questionário. Os resultados mostraram que houve um bom percentual de acertos em relação às questões propostas. Desse modo, conclui-se que a maioria dos alunos que participaram da pesquisa assimilou com mais facilidade o conteúdo de transformação química, visto que os exemplos propostos eram do dia – a – dia dos discentes.