Os espaços de educação não-formal apresentam a capacidade de estimular a curiosidade dos alunos e permitir a criação de possibilidades de conhecimento sobre o mundo que os rodeia e suas relações sociais, sendo fundamentais para no processo de aprendizado. Assim, este trabalho tem como objetivo avaliar o estímulo de aulas práticas de Ecologia em ambientes abertos nas disciplinas ministradas aos cursos de graduação, servindo como uma ferramenta para o ensino da Ecologia na Universidade Federal Rural de Pernambuco e outras Instituições de ensino superior, a fim de contribuir para o melhor aprendizado dos alunos. As aulas foram realizadas no Parque Estadual de Dois Irmãos no ano de 2014 e 2015.Ao final das aulas, foram aplicados questionários para a avaliação da atividade. Foram executadas 21 aulas práticas ao longo deste período. No total, foram alcançados 362 alunos e sete professores. Dentre os cursos contemplados, destaca-se o curso de Bacharelado em Ciências Biológicas com 38% das aulas realizadas. Em relação à avaliação da didática, domínio do conteúdo abordado e os debates desenvolvidos na aula prática, foram classificados como nível ótimo por, respectivamente, 64%, 66% e 76% dos alunos envolvidos. A realização de aulas práticas permite uma maior aprendizagem por parte dos alunos. Diversas áreas lidam de forma direta ou indireta com o meio ambiente. Torna-se necessária a realização de aulas práticas que exemplifiquem e demostrem a aplicação dos conceitos ecológicos. Desta forma,a saída da sala de aula permite tanto ao docente uma expansão na aplicabilidade dos conceitos, quanto permite ao discente uma melhor assimilação através de estímulos sensoriais.