Este trabalho teve o objetivo de levar futuros professores de química a refletirem sobre a importância da sistematização e planejamento do uso de analogias em sala de aula. Para tanto, aplicou-se uma Sequência Didática (SD) em duas turmas da disciplina de Metodologia do Ensino de Química I do Curso de Licenciatura em Química do Centro de Educação e Saúde da Universidade Federal de Campina Grande. A sequência didática teve início com uma exposição dialogada dos pressupostos teóricos a cerca do uso das analogias como recurso didático, a fim de introduzir os licenciandos no estudo das analogias e prepará-los para as demais etapas da sequência, em seguida os licenciandos participaram de uma sequência de atividades práticas de identificação e análise do emprego das analogias em livros didáticos de química. Como resultado, temos que a sequência didática aplicada não só contribuiu para que os licenciandos conhecessem melhor as particularidades das analogias como estratégia didática, como também, contribuiu para que os mesmos fossem conscientizados dos possíveis obstáculos que podem ser gerados na aprendizagem por uma falta de preparo adequado para seu uso em sala de aula.