Artigo Anais I CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

JOGO DIGITAL COLETA MATEMÁTICA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS

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      buscamos uma metodologia em que o aluno se interesse pelo assunto, pois bem sabemos que o interesse é\r\n
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      um dos principais pilares do aprendizado. Com isso, neste pôster apresentamos nosso projeto de pesquisa\r\n
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      PIBIC/CNPq/UEPB (Cota 2015/2016), no qual objetivamos apontar possibilidades metodológicas sobre o\r\n
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      uso de jogos digitais nos processos de ensino e aprendizagem da Matemática. Podemos observar que cada\r\n
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      um jogo digital foi elaborado, Coleta Matemática, com relação ao conteúdo contagem nos anos inicias\r\n
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      (Ensino Fundamental I). O jogo será apresentado a alunos do segundo ano da educação básica, entre 7 e 8\r\n
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      anos de idade. Alunos estes de escola de zona urbana, no Estado da Paraíba. Questionários serão aplicados\r\n
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      anterior e posterior à utilização do jogo digital Coleta Matemática, além de notas de campo, observação\r\n
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      participante, gravação audiovisual e fotos, para investigarmos como consideraram o jogo digital em questão,\r\n
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      como enxergaram suas utilizações, assim como analisar as compreensões sobre o conteúdo matemático\r\n
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Publicado em 01 de junho de 2016

Resumo

Por estarmos cientes da dificuldade de aprendizado que o aluno assume diante da disciplina de Matemática, buscamos uma metodologia em que o aluno se interesse pelo assunto, pois bem sabemos que o interesse é um dos principais pilares do aprendizado. Com isso, neste pôster apresentamos nosso projeto de pesquisa PIBIC/CNPq/UEPB (Cota 2015/2016), no qual objetivamos apontar possibilidades metodológicas sobre o uso de jogos digitais nos processos de ensino e aprendizagem da Matemática. Podemos observar que cada vez mais a tecnologia está presente em nosso dia a dia, fazendo com que os professores tomem uma posição precipitada a respeito de seu uso, já que a inclusão digital tem se colocado como um recurso a serviço do sistema educacional e, consequentemente, como parte do processo de ensino e aprendizagem, mediando constantemente o indivíduo e o conhecimento. Dessa forma, por meio da utilização do aplicativo Construct2 um jogo digital foi elaborado, Coleta Matemática, com relação ao conteúdo contagem nos anos inicias (Ensino Fundamental I). O jogo será apresentado a alunos do segundo ano da educação básica, entre 7 e 8 anos de idade. Alunos estes de escola de zona urbana, no Estado da Paraíba. Questionários serão aplicados anterior e posterior à utilização do jogo digital Coleta Matemática, além de notas de campo, observação participante, gravação audiovisual e fotos, para investigarmos como consideraram o jogo digital em questão, como enxergaram suas utilizações, assim como analisar as compreensões sobre o conteúdo matemático trabalhado.Educação Matemática; Ensino Fundamental I; Jogos Digitais.

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