Por estarmos cientes da dificuldade de aprendizado que o aluno assume diante da disciplina de Matemática,
buscamos uma metodologia em que o aluno se interesse pelo assunto, pois bem sabemos que o interesse é
um dos principais pilares do aprendizado. Com isso, neste pôster apresentamos nosso projeto de pesquisa
PIBIC/CNPq/UEPB (Cota 2015/2016), no qual objetivamos apontar possibilidades metodológicas sobre o
uso de jogos digitais nos processos de ensino e aprendizagem da Matemática. Podemos observar que cada
vez mais a tecnologia está presente em nosso dia a dia, fazendo com que os professores tomem uma posição
precipitada a respeito de seu uso, já que a inclusão digital tem se colocado como um recurso a serviço do
sistema educacional e, consequentemente, como parte do processo de ensino e aprendizagem, mediando
constantemente o indivíduo e o conhecimento. Dessa forma, por meio da utilização do aplicativo Construct2
um jogo digital foi elaborado, Coleta Matemática, com relação ao conteúdo contagem nos anos inicias
(Ensino Fundamental I). O jogo será apresentado a alunos do segundo ano da educação básica, entre 7 e 8
anos de idade. Alunos estes de escola de zona urbana, no Estado da Paraíba. Questionários serão aplicados
anterior e posterior à utilização do jogo digital Coleta Matemática, além de notas de campo, observação
participante, gravação audiovisual e fotos, para investigarmos como consideraram o jogo digital em questão,
como enxergaram suas utilizações, assim como analisar as compreensões sobre o conteúdo matemático
trabalhado.Educação Matemática; Ensino Fundamental I; Jogos Digitais.