Ensinar química não é uma tarefa considerada fácil, a insatisfação dos alunos quanto à disciplina é um tema bastante discutido, pensando nessas dificuldades muitos educadores tem buscado metodologias que possam melhorar e minimizar essa deficiência de se aprender química, dentre essas se pode citar a experimentação utilizando materiais alternativos facilmente encontrados no dia a dia do aluno. Nesta perspectiva, o objetivo deste trabalho foi construir um destilador simples e o funil de separação caseiro, confeccionado com materiais alternativos e de baixo custo. Este trabalho é parte da pesquisa vinculada ao Programa de Iniciação à Docência – PIBID - desenvolvida no Centro de Ciências Agrárias (CCA) – Campus II, UFPB-Areia-PB e foi elaborado por duas graduandas bolsistas e pelo professor supervisor da escola. Para confecção do destilador caseiro, utilizaram-se materiais alternativos, em substituição aos materiais de laboratório, tais como: garrafa pet cheia de água, vidro de leite de coco, uma mangueira de nível conectada ao vidro, uma lamparina (como fonte de calor) e um suporte feito de madeira e pedaço de ferro. Para confecção do funil de separação foi utilizados uma garrafa pet cheio de água, para servir de suporte universal, uma garrafa pet de suco de laranja artificial e um equipo de soro. Os materiais construídos foram testados, em práticas, na escola do ensino médio vinculada ao projeto PIBID QUIÍMICA CCA/UFPB e apresentaram um desempenho satisfatório. Levando em conta o alto custo na obtenção de um laboratório para o ensino de química, a construção dos equipamentos de laboratórios com materiais alternativos e de baixo custo se destaca como uma boa alternativa para execução da experimentação em sala de aula levando o aluno a uma melhor aprendizagem e auxiliando o professor a ministrar o conteúdo.