A química é considerada uma ciência experimental, mas pelo desenvolvimento da
química teórica, podemos ter uma grande ferramenta que serve no apoio, na análise e interpretação
de dados que muitas vezes não são possíveis de serem obtidos experimentalmente. Existem muitas
questões que podem ser respondida na química, uma das principais é por que e como ocorre uma
determinada reação química. Alguns pressupostos para responder tais perguntas dependem de
entendermos o que acontece quando as moléculas interagem umas com as outras. É exatamente
neste ponto da PES que a energia potencial aumenta até um valor máximo. A geometria da
molécula neste momento é chamada de estado de transição (do inglês transition state, TS).
Objetivo geral deste trabalho é propor uma atividade prática de química computacional para
utilização nas disciplinas do curso de Licenciatura em Química como material complementar à
ementa da disciplina de Físico-Química, como uma das aplicações direta da Química Quântica. A
região do gráfico de menor energia representa o componente mais estável (Produto). A região de
maior energia do gráfico é refente ao complexo ativado (Estado de transição ou TS). E por fim
temos a região do gráfico intermediária (Reagente). A utilização de práticas montados para serem
desenvolvidas exclusivamente no computador e com um roteiro que incluem alguns parâmetros
obtidos experimentalmente realizados pelos estudantes da disciplina