A contextualização das disciplinas tem sido vista como de suma importância pelos pesquisadores da área de educação e os PCNs abordam em seu contexto essa importância, o que nos leva a ressaltar que o trabalho do professor na escola deva se dar forma contextualizada.
No 3o ano do Ensino Médio, há ênfase no estudo de Ondas Mecânicas, sendo o som um exemplo deste tipo de onda. A discussão do que é som e ruído fez parte das aulas e o tema transversal poluição sonora foi desenvolvido para motivar os alunos para a disciplina e o curso.
A poluição sonora hoje é uma preocupação não só para as grandes cidades, mas também para algumas cidades do interior, envolvendo poluição oriunda do trânsito, fábricas, bares e até mesmo de instituições religiosas, nos questionamos então, será que essa poluição não atinge nossa cidade e também estará presente no ambiente escolar? Foi o que respondemos ao término deste projeto.
Neste trabalho pesquisamos como a poluição sonora prejudica o professor, os alunos e os funcionários da escola, bem como a população circunvizinha a mesma.
Realizamos o mapeamento da poluição sonora na escola, obtendo dados preocupantes, que foram levados a comunidade escolar e discutidos, advertindo quanto aos riscos a saúde e suas consequências para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos.