Nos dias atuais, a educação brasileira apresenta avanços significativos no que diz respeito à introdução de novas abordagens metodológicas de ensino, melhorias na infraestrutura, formação de professores, material didático, inovações para o uso das tecnologias da informação e comunicação, entre outros aspectos, que vem contribuindo para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem nas escolas. É visível as dificuldades que a maioria dos estudantes apresentam, em aprender os conteúdos das ciências exatas. Tal aspecto pode ter relação com as abordagens de ensino baseadas no modelo transmissão recepção, adotadas por professores em sala de aula. Na literatura é bastante discutida que a utilização de novas metodologias participativas e recursos didáticos para ensinar as ciências exatas, contribuem para quebrar a rotina das aulas, facilitando a participação ativa do aluno e contribuindo para que estes se sintam mais motivados a frequentá-las, saindo desta forma, da condição de expectador passivo no processo de ensino e aprendizagem. Neste sentido, o presente trabalho de pesquisa, tem como objetivo descrever um perfil das abordagens de ensino utilizadas por professores atuantes na área de exatas (Química, Física e Matemática), através de uma pesquisa de caráter quali- quantitativa, realizada através da aplicação de um formulário eletrônico a 196 alunos das escolas públicas da cidade de Campina Grande e dos Cursinhos Solidários Pré-Vestibular da UEPB e UFCG. De acordo com os resultados obtidos foi possível constatar que alguns professores precisam urgentemente atualizar-se para passar a utilizar novas estratégias metodológicas e recursos didáticos em suas práticas dentro de sala de aula, para proporcionar um maior dinamismo no processo ensino-aprendizagem, além de buscar incorporar a contextualização e interdisciplinaridade para dar sentido aos conteúdos científicos trabalhados nesta área.