Tendo em vista que o conceito sobre o campo elétrico vem sendo trabalhado nas escolas de maneira muito superficial, bem distante da realidade do aluno, dificultando o processo de aprendizagem do mesmo, tudo isso, simplesmente para cumprir o conteúdo do ano letivo ou por ausências de novas metodologias de ensino que ajudariam no entendimento do tem em questão, em decorrência a essa problemática, percebemos a necessidade dos discentes em aprender realmente este conceito, não somente como algo teórico, mas como fácil de assimilar, haja vista, que faz parte de seu cotidiano, ou seja, de sua vivência. Assim, para efetivarmos um verdadeiro aprendizado, torna-se necessário criar situações de aprendizagens mais concretas, afim de desenvolver aptidões pelo tema proposto, desenvolvendo metodologias que os estimulem a aprender. Dessa forma, para tornar o aprendizado mais significativo devemos fazê-los vivenciar de maneira experimental, algo mais pratico e dinâmico que levem os ao conto direto que conteúdo, para que possam compreender conceito e assimilar com algo observado ao seu redor, de maneira que o conceito possa ser produzido e não decorado. Buscar metodologias que possibilitem esta vivência concreta é fundamental, pois experimentando como se dá o fenômeno do campo elétrico, assim como sua origem e aplicações ao longo dos anos e principalmente no seu dia-a-dia, faz com que o aluno observe de forma clara a existência do mesmo, logo ficará bem mais simples de associar com a ministração aplicada pelo docente, que consequentemente, contribuirá para um ensino/aprendizagem bem mais significativo.