Artigo Anais I CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

MAPAS CONCEITUAIS E TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE AUSUBEL – UMA FERRAMENTA PARA O ENSINO DE CIÊNCIA COM ÊNFASE NA FÍSICA

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, MAPAS CONCEITUAIS, ENSINO DE CIÊNCIAS/FÍSICA Comunicação Oral (CO) Ensino de Física
"2016-06-01 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 18078
    "edicao_id" => 41
    "trabalho_id" => 90
    "inscrito_id" => 1338
    "titulo" => "MAPAS CONCEITUAIS E TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE AUSUBEL – UMA FERRAMENTA PARA O ENSINO DE CIÊNCIA COM ÊNFASE NA FÍSICA"
    "resumo" => "Neste trabalho apresentamos alguns resultados da aplicação dos mapas conceituais de Novak, baseado na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel  como ferramenta para o ensino de Ciências/Física. O objetivo é mostrar para o leitor uma possível estratégia, de fácil aplicação, para melhorar a qualidade do processo ensino e aprendizagem. A estratégia metodológica adotada é a pesquisa bibliográfica. A conclusão é que essa estratégia pode ser utilizada positivamente tanto como uma estratégia de ensino de Ciências/Física quanto de avaliação. Assim, o professor deve utilizar várias metodologias"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Física"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, MAPAS CONCEITUAIS, ENSINO DE CIÊNCIAS/FÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA90_ID1338_01052016213155.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SHALIMAR CALEGARI ZANATTA"
    "autor_nome_curto" => "SHALIMAR"
    "autor_email" => "shalicaza@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNESPAR"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016"
    "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 18078
    "edicao_id" => 41
    "trabalho_id" => 90
    "inscrito_id" => 1338
    "titulo" => "MAPAS CONCEITUAIS E TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE AUSUBEL – UMA FERRAMENTA PARA O ENSINO DE CIÊNCIA COM ÊNFASE NA FÍSICA"
    "resumo" => "Neste trabalho apresentamos alguns resultados da aplicação dos mapas conceituais de Novak, baseado na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel  como ferramenta para o ensino de Ciências/Física. O objetivo é mostrar para o leitor uma possível estratégia, de fácil aplicação, para melhorar a qualidade do processo ensino e aprendizagem. A estratégia metodológica adotada é a pesquisa bibliográfica. A conclusão é que essa estratégia pode ser utilizada positivamente tanto como uma estratégia de ensino de Ciências/Física quanto de avaliação. Assim, o professor deve utilizar várias metodologias"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Física"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, MAPAS CONCEITUAIS, ENSINO DE CIÊNCIAS/FÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA90_ID1338_01052016213155.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SHALIMAR CALEGARI ZANATTA"
    "autor_nome_curto" => "SHALIMAR"
    "autor_email" => "shalicaza@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNESPAR"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016"
    "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 01 de junho de 2016

Resumo

Neste trabalho apresentamos alguns resultados da aplicação dos mapas conceituais de Novak, baseado na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel como ferramenta para o ensino de Ciências/Física. O objetivo é mostrar para o leitor uma possível estratégia, de fácil aplicação, para melhorar a qualidade do processo ensino e aprendizagem. A estratégia metodológica adotada é a pesquisa bibliográfica. A conclusão é que essa estratégia pode ser utilizada positivamente tanto como uma estratégia de ensino de Ciências/Física quanto de avaliação. Assim, o professor deve utilizar várias metodologias

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.