Artigo Anais I CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

O ESTUDO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DA PRÁTICA DOCENTE

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, DEGRADAÇÃO, ENSINO Pôster (PO) Licenciatura em Biologia
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      \r\n
      \tAntes da Primeira Revolução Industrial, o lixo era composto basicamente por elementos orgânicos além do número de habitantes serem bem inferior. Nesse período a sociedade consumia apenas o essencial para sua sobrevivência. Após o período da Primeira Revolução, houve um grande crescimento da produção industrial e o aumento significativo da população. A partir dessa data, o mundo passou por intensas evoluções tecnológicas e científicas, houve a dispersão de empresas dentro do próprio país e associado a outros que passaram a lançar no mercado produtos cada vez mais atrativos aos consumidores, o que muito favorecia o capitalismo, cujo maior objetivo é o lucro.\r\n
      \r\n
      \tCada dia mais o homem se torna um consumidor mais ativo em seu meio, se atualizando com as tecnologias, adquirindo mais do que necessita, destruindo drasticamente o meio ambiente para produção incessante de bens de consumo. Porém o que o ser humano não percebe é que degradando o meio ambiente ele esta se autodestruindo, pois de acordo com Fritjot (2002) nós fazemos parte de uma mesma teia da vida e estamos totalmente interconectados.\r\n
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      \tTrazendo a temática para realidade escolar, a educação ambiental não é um assunto muito claro para todos os discentes, sendo alvo de muitos questionamentos e indagações. Com base na Brasil (2012) a Educação Ambiental como meio indispensável para conseguir criar e aplicar formas cada vez mais sustentáveis de interação sociedade/natureza e soluções para os problemas ambientais. Evidentemente, a educação sozinha não é suficiente para mudar os rumos do planeta, mas certamente é condição necessária para isso.\r\n
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      \tTendo por objetivo sondar quais conhecimentos os alunos em estudo tem sobre a questão ambiental, este trabalho visa sensibilizar os discentes sobre as consequências para o meio ambiente dos atos e costumes impostos pela sociedade consumista, por meio de aulas dinâmicas e interdisciplinares, mostrando aos mesmos nossa inteira relação com o meio na qual estamos inseridos.
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Publicado em 01 de junho de 2016

Resumo

É notável nos dias atuais as consequências do desequilíbrio ambiental causado por meio dos vários tipos de degradação sofrido pelo mesmo entre os mais agravantes estão o desmatamento, as queimadas e o acumulo inadequado do lixo. A degradação ambiental é resultado da pressão excessiva do uso das terras e envolve componentes espaciais e temporais, resultando na redução da produtividade de biomassa e da biodiversidade, em mudanças na qualidade e disponibilidade de água e na diminuição da viabilidade econômica local (KAZMIERCZAK; SEABRA, 2007). Mas o que esta agravando essa situação com o passar dos anos? Antes da Primeira Revolução Industrial, o lixo era composto basicamente por elementos orgânicos além do número de habitantes serem bem inferior. Nesse período a sociedade consumia apenas o essencial para sua sobrevivência. Após o período da Primeira Revolução, houve um grande crescimento da produção industrial e o aumento significativo da população. A partir dessa data, o mundo passou por intensas evoluções tecnológicas e científicas, houve a dispersão de empresas dentro do próprio país e associado a outros que passaram a lançar no mercado produtos cada vez mais atrativos aos consumidores, o que muito favorecia o capitalismo, cujo maior objetivo é o lucro. Cada dia mais o homem se torna um consumidor mais ativo em seu meio, se atualizando com as tecnologias, adquirindo mais do que necessita, destruindo drasticamente o meio ambiente para produção incessante de bens de consumo. Porém o que o ser humano não percebe é que degradando o meio ambiente ele esta se autodestruindo, pois de acordo com Fritjot (2002) nós fazemos parte de uma mesma teia da vida e estamos totalmente interconectados. Trazendo a temática para realidade escolar, a educação ambiental não é um assunto muito claro para todos os discentes, sendo alvo de muitos questionamentos e indagações. Com base na Brasil (2012) a Educação Ambiental como meio indispensável para conseguir criar e aplicar formas cada vez mais sustentáveis de interação sociedade/natureza e soluções para os problemas ambientais. Evidentemente, a educação sozinha não é suficiente para mudar os rumos do planeta, mas certamente é condição necessária para isso. Tendo por objetivo sondar quais conhecimentos os alunos em estudo tem sobre a questão ambiental, este trabalho visa sensibilizar os discentes sobre as consequências para o meio ambiente dos atos e costumes impostos pela sociedade consumista, por meio de aulas dinâmicas e interdisciplinares, mostrando aos mesmos nossa inteira relação com o meio na qual estamos inseridos.

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