UTILIZAÇÃO DO JOGO LUDO QUÍMICO COMO UMA FERRAMENTA DIDÁTICA NA COMPREENSÃO DO CONTEÚDO DE ISOMERIA
"2016-06-01 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 18271 "edicao_id" => 41 "trabalho_id" => 507 "inscrito_id" => 963 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DO JOGO LUDO QUÍMICO COMO UMA FERRAMENTA DIDÁTICA NA COMPREENSÃO DO CONTEÚDO DE ISOMERIA" "resumo" => "A Química ainda é tida como disciplina constituída meramente por fórmulas e informações que parecem desnecessárias para muitos, bloqueando a aprendizagem dos alunos. A dificuldade de associar o que se aprende na sala de aula com o cotidiano, faz com que a química se revele uma disciplina totalmente descontextualizada. No intuito de mudar esta visão acerca da Química, é imprescindível a utilização de novas ferramentas que facilitem o processo de ensino aprendizagem e o torne mais atraente. Ultimamente uma das ferramentas que se vêm destacando, são os jogos didáticos já que através deles se pode aprender brincando. Com base nas considerações acima expostas o objetivo desta pesquisa foi analisar a aplicação do jogo “Ludo Químico” como ferramenta didática na compreensão do conteúdo de isomeria. A pesquisa foi realizada em uma escola estadual do município de Areia – PB e o público alvo se compunha de 13 alunos de uma turma do 3ºano do ensino médio. Com a finalidade de avaliar a contribuição do jogo na melhora da aprendizagem dos alunos, foram aplicados exercícios referentes ao conteúdo de isomeria antes e após sua realização. Mediante os resultados obtidos no pré e no pós- teste, conclui-se que o jogo Ludo Químico pode ser utilizado como ferramenta didática para o processo de ensino-aprendizagem do conteúdo de isomeria, já que este proporcionou aumento no aprendizado dos alunos após sua aplicação; além disto, a aplicação deste jogo tornou a aula muito mais dinâmica e com grande troca de conhecimentos entre aluno- professor e aluno- aluno." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Licenciatura em Química" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, JOGOS LÚDICOS, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA87_ID963_17052016160733.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:04" "updated_at" => "2020-06-09 19:20:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNA ALVES TEIXEIRA LIMA" "autor_nome_curto" => "BRUNA ALVES" "autor_email" => "bruna.alves.ifba@hotmail." "autor_ies" => "UFPB " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conapesc" "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016" "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg" "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 18271 "edicao_id" => 41 "trabalho_id" => 507 "inscrito_id" => 963 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DO JOGO LUDO QUÍMICO COMO UMA FERRAMENTA DIDÁTICA NA COMPREENSÃO DO CONTEÚDO DE ISOMERIA" "resumo" => "A Química ainda é tida como disciplina constituída meramente por fórmulas e informações que parecem desnecessárias para muitos, bloqueando a aprendizagem dos alunos. A dificuldade de associar o que se aprende na sala de aula com o cotidiano, faz com que a química se revele uma disciplina totalmente descontextualizada. No intuito de mudar esta visão acerca da Química, é imprescindível a utilização de novas ferramentas que facilitem o processo de ensino aprendizagem e o torne mais atraente. Ultimamente uma das ferramentas que se vêm destacando, são os jogos didáticos já que através deles se pode aprender brincando. Com base nas considerações acima expostas o objetivo desta pesquisa foi analisar a aplicação do jogo “Ludo Químico” como ferramenta didática na compreensão do conteúdo de isomeria. A pesquisa foi realizada em uma escola estadual do município de Areia – PB e o público alvo se compunha de 13 alunos de uma turma do 3ºano do ensino médio. Com a finalidade de avaliar a contribuição do jogo na melhora da aprendizagem dos alunos, foram aplicados exercícios referentes ao conteúdo de isomeria antes e após sua realização. Mediante os resultados obtidos no pré e no pós- teste, conclui-se que o jogo Ludo Químico pode ser utilizado como ferramenta didática para o processo de ensino-aprendizagem do conteúdo de isomeria, já que este proporcionou aumento no aprendizado dos alunos após sua aplicação; além disto, a aplicação deste jogo tornou a aula muito mais dinâmica e com grande troca de conhecimentos entre aluno- professor e aluno- aluno." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Licenciatura em Química" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, JOGOS LÚDICOS, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA87_ID963_17052016160733.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:04" "updated_at" => "2020-06-09 19:20:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNA ALVES TEIXEIRA LIMA" "autor_nome_curto" => "BRUNA ALVES" "autor_email" => "bruna.alves.ifba@hotmail." "autor_ies" => "UFPB " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conapesc" "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016" "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg" "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }