O estágio na área de ensino aproxima o licenciando da carreira docente e da realidade escolar, permitindo com isto a percepção dos desafios que a docência pode oferecer além de intensificar a relação ensino-aprendizagem. A disciplina Estágio em Ensino de Biologia 2 do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco, objetiva promover a discussão acerca da organização Curricular no Ensino de Ciências e Biologia, destacando a importância da prática interdisciplinar, além de proporcionar uma análise crítica da prática na educação básica. Este trabalho busca socializar as experiências vivenciadas durante o estágio em ensino de Biologia, discutindo possíveis caminhos para enfrentar os desafios inerentes à carreira, a partir do projeto de colaboração, realizado em uma das turma de Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal Padre Antônio Melo Costa, localizada no Bairro da Charneca, no Cabo de Santo Agostinho, estado de Pernambuco. O projeto de colaboração foi vivenciado em três etapas: A aplicação da ação se iniciou em sala de aula com uma sequente visita ao Laboratório de Ciências. O segundo momento da ação colaborativa se caracterizou pela produção de uma cartilha informativa na qual os alunos relataram experiências pessoais com chás, além de inserir informações relacionadas a tratamento de doenças, a produção dessas cartilhas contou com o apoio dos familiares promovendo uma aproximação da família com a escola. A terceira e última etapa do projeto culminou na realização do ‘Dia da Fitoterapia’ onde os alunos apresentaram suas cartilhas e compartilharam suas experiências e aprendizados adquiridos nas etapas da ação. Durante a realização da intervenção foram abordados conceitos científicos relacionados à botânica e à saúde, aproximando os alunos do campo da fitoterapia tendo em vista a familiarização dos alunos com assuntos sobre chás naturais. Os resultados sinalizam a promoção da divulgação científica aproximando a comunidade escolar da pesquisa e os diálogos suscitados durante as interações intensificaram a relação família e escola além de contribuir positivamente na construção da identidade docente das licenciandas que vivenciaram essas experiências enquanto cursavam a supracitada disciplina.