Diante ao cenário atual do ensino de ciências, observa-se a preocupação em elaborar estratégias didáticas que visem despertar o interesse dos alunos no processo de ensino-aprendizagem. Entre essas estratégias destacamos a utilização de Mapas Conceituais, os quais tem sido apontados como meio adequado para superar o modelo tradicional de ensino, no qual somente cabe ao aluno ouvir o discurso abstrato do professor e resolver uma série infindável de problemas padronizados que nada dizem sobre as situações da vida cotidiana. Porém, são poucos os trabalhos da literatura especializada que reportam o uso do Mapa Conceitual no ensino fundamental. Assim, durante o primeiro semestre de 2012 foi desenvolvido a presente pesquisa, objetivando analisar se os Mapas Conceituais podem favorecer a aquisição ou reelaboração de conceitos científicos e se, junto a aprendizagem cooperativa, promovem a interação entre alunos para a construção do conhecimento. Participaram como sujeitos da pesquisa 29 alunos do 8º ano do ensino fundamental de uma escola particular situada em Teresina/PI. Os sujeitos da pesquisa foram divididos em grupos cooperativos, seguindo o modelo Jigsaw. A coleta de dados foi realizada através da análise dos Mapas Conceituais produzidos pelos alunos, pelos arquivos de áudio e vídeo e pelo questionário de impressões dos estudantes. Os resultados indicaram que o uso dos Mapas Conceituais no processo ensino-aprendizagem de ciências ocorreu de forma satisfatória e que houve mais interação dos alunos para a construção do conhecimento.