O ESTÁGIO DOCENTE NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NO CHÃO DA ESCOLA
"2016-06-01 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 18104 "edicao_id" => 41 "trabalho_id" => 149 "inscrito_id" => 1531 "titulo" => "O ESTÁGIO DOCENTE NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NO CHÃO DA ESCOLA" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo fazer uma reflexão sobre a experiência do estágio docente supervisionado na licenciatura em matemática. O desenvolvimento do artigo está fundamentado nos princípios das teorias que refletem sobre a formação do professor-investigador (ALARCÃO, 2011; ALONSO 2002), do trabalho colaborativo e em grupo (VYGOTSKY, 1998) e sobre a construção do saber (MANRIQUE; ANDRÉ, 2006). Ainda, discute a importância do componente curricular em estudo para a formação do licenciado e do trabalho colaborativo para a formação dos conceitos necessários ao ensino e a aprendizagem da matemática. O estudo toma os princípios da pesquisa-ação e tem como contexto de análise o estágio docente supervisionado realizado em uma escola pública do estado do Rio Grande do Norte. A partir disso, destaca como a relação estabelecida entre teoria e prática, o desenvolvimento de um olhar investigativo e a colaboração entre os pares são importantes para o aumento da autoconfiança e para a assertiva do trabalho que se desenvolve na escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Licenciatura em Matemática" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE MATEMÁTICA, TRABALHO COLABORATIVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA91_ID1531_04052016221536.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA VANESSA DE OLIVEIRA PONTES" "autor_nome_curto" => "VANESSA OLIVEIR" "autor_email" => "vanessa.oliveira17@hotmai" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conapesc" "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016" "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg" "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 18104 "edicao_id" => 41 "trabalho_id" => 149 "inscrito_id" => 1531 "titulo" => "O ESTÁGIO DOCENTE NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NO CHÃO DA ESCOLA" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo fazer uma reflexão sobre a experiência do estágio docente supervisionado na licenciatura em matemática. O desenvolvimento do artigo está fundamentado nos princípios das teorias que refletem sobre a formação do professor-investigador (ALARCÃO, 2011; ALONSO 2002), do trabalho colaborativo e em grupo (VYGOTSKY, 1998) e sobre a construção do saber (MANRIQUE; ANDRÉ, 2006). Ainda, discute a importância do componente curricular em estudo para a formação do licenciado e do trabalho colaborativo para a formação dos conceitos necessários ao ensino e a aprendizagem da matemática. O estudo toma os princípios da pesquisa-ação e tem como contexto de análise o estágio docente supervisionado realizado em uma escola pública do estado do Rio Grande do Norte. A partir disso, destaca como a relação estabelecida entre teoria e prática, o desenvolvimento de um olhar investigativo e a colaboração entre os pares são importantes para o aumento da autoconfiança e para a assertiva do trabalho que se desenvolve na escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Licenciatura em Matemática" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE MATEMÁTICA, TRABALHO COLABORATIVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA91_ID1531_04052016221536.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA VANESSA DE OLIVEIRA PONTES" "autor_nome_curto" => "VANESSA OLIVEIR" "autor_email" => "vanessa.oliveira17@hotmai" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conapesc" "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016" "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg" "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }