O presente estudo visa analisar as concepções prévias que os estudantes do ensino médio de uma escola da Rede Estadual de Educação de Pernambuco têm sobre o processo de geração de eletricidade por indução eletromagnética. É proposta em seguida a um grupo de estudantes do terceiro ano do ensino médio uma sequência de ensino aprendizagem, que consta essencialmente de apresentação do conteúdo, a partir da explicação do processo de geração de eletricidade. A partir de então, os próprios estudantes do terceiro ano constroem maquetes de usinas de geração de eletricidade e montam a própria apresentação, que será exposta a uma amostra de estudantes do segundo ano do ensino médio. Todo o processo tem a coordenação do professor de física das referidas turmas. O intuito é promover uma ruptura das concepções errôneas detectadas previamente nessa amostra de estudantes. Além disso, um dos propósitos é analisar como os estudantes, tanto do terceiro ano quanto do segundo ano, incorporam o conhecimento, e de que forma ele se organiza, se reconstrói e se solidifica, assim como analisar se a linguagem usada pelos próprios estudantes que transmitem a informação se torna ou não um aspecto facilitador do compartilhamento de significados. A partir de então, é analisado se houve ou não ruptura em tais concepções errôneas, e quais as novas concepções adotadas, além de observar como se reorganizou o conhecimento.