Artigo Anais I CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO ACERCA DA GERAÇÃO DE ELETRICIDADE POR INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA

Palavra-chaves: INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA, ELETRICIDADE, ENSINO MÉDIO Comunicação Oral (CO) Ensino de Física
"2016-06-01 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 17905
    "edicao_id" => 41
    "trabalho_id" => 654
    "inscrito_id" => 2238
    "titulo" => "CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO ACERCA DA GERAÇÃO DE ELETRICIDADE POR INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA"
    "resumo" => "O presente estudo visa analisar as concepções prévias que os estudantes do ensino médio de uma escola da Rede Estadual de Educação de Pernambuco têm sobre o processo de geração de eletricidade por indução eletromagnética. É proposta em seguida a um grupo de estudantes do terceiro ano do ensino médio uma sequência de ensino aprendizagem, que consta essencialmente de apresentação do conteúdo, a partir da explicação do processo de geração de eletricidade. A partir de então, os próprios estudantes do terceiro ano constroem maquetes de usinas de geração de eletricidade e montam a própria apresentação, que será exposta a uma amostra de estudantes do segundo ano do ensino médio. Todo o processo tem a coordenação do professor de física das referidas turmas. O intuito é promover uma ruptura das concepções errôneas detectadas previamente nessa amostra de estudantes.  Além disso, um dos propósitos é analisar como os estudantes, tanto do terceiro ano quanto do segundo ano, incorporam o conhecimento, e de que forma ele se organiza, se reconstrói e se solidifica, assim como analisar se a linguagem usada pelos próprios estudantes que transmitem a informação se torna ou não um aspecto facilitador do compartilhamento de significados. A partir de então, é analisado se houve ou não ruptura em tais concepções errôneas, e quais as novas concepções adotadas, além de observar como se reorganizou o conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Física"
    "palavra_chave" => "INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA, ELETRICIDADE, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA90_ID2238_17052016235519.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:19:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALTER ROCHA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "VALTER ROCHA"
    "autor_email" => "valter.rocha@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - CAMPUS ACADÊMICO DO AGRESTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016"
    "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 17905
    "edicao_id" => 41
    "trabalho_id" => 654
    "inscrito_id" => 2238
    "titulo" => "CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO ACERCA DA GERAÇÃO DE ELETRICIDADE POR INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA"
    "resumo" => "O presente estudo visa analisar as concepções prévias que os estudantes do ensino médio de uma escola da Rede Estadual de Educação de Pernambuco têm sobre o processo de geração de eletricidade por indução eletromagnética. É proposta em seguida a um grupo de estudantes do terceiro ano do ensino médio uma sequência de ensino aprendizagem, que consta essencialmente de apresentação do conteúdo, a partir da explicação do processo de geração de eletricidade. A partir de então, os próprios estudantes do terceiro ano constroem maquetes de usinas de geração de eletricidade e montam a própria apresentação, que será exposta a uma amostra de estudantes do segundo ano do ensino médio. Todo o processo tem a coordenação do professor de física das referidas turmas. O intuito é promover uma ruptura das concepções errôneas detectadas previamente nessa amostra de estudantes.  Além disso, um dos propósitos é analisar como os estudantes, tanto do terceiro ano quanto do segundo ano, incorporam o conhecimento, e de que forma ele se organiza, se reconstrói e se solidifica, assim como analisar se a linguagem usada pelos próprios estudantes que transmitem a informação se torna ou não um aspecto facilitador do compartilhamento de significados. A partir de então, é analisado se houve ou não ruptura em tais concepções errôneas, e quais as novas concepções adotadas, além de observar como se reorganizou o conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Física"
    "palavra_chave" => "INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA, ELETRICIDADE, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA90_ID2238_17052016235519.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:19:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALTER ROCHA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "VALTER ROCHA"
    "autor_email" => "valter.rocha@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - CAMPUS ACADÊMICO DO AGRESTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016"
    "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 01 de junho de 2016

Resumo

O presente estudo visa analisar as concepções prévias que os estudantes do ensino médio de uma escola da Rede Estadual de Educação de Pernambuco têm sobre o processo de geração de eletricidade por indução eletromagnética. É proposta em seguida a um grupo de estudantes do terceiro ano do ensino médio uma sequência de ensino aprendizagem, que consta essencialmente de apresentação do conteúdo, a partir da explicação do processo de geração de eletricidade. A partir de então, os próprios estudantes do terceiro ano constroem maquetes de usinas de geração de eletricidade e montam a própria apresentação, que será exposta a uma amostra de estudantes do segundo ano do ensino médio. Todo o processo tem a coordenação do professor de física das referidas turmas. O intuito é promover uma ruptura das concepções errôneas detectadas previamente nessa amostra de estudantes. Além disso, um dos propósitos é analisar como os estudantes, tanto do terceiro ano quanto do segundo ano, incorporam o conhecimento, e de que forma ele se organiza, se reconstrói e se solidifica, assim como analisar se a linguagem usada pelos próprios estudantes que transmitem a informação se torna ou não um aspecto facilitador do compartilhamento de significados. A partir de então, é analisado se houve ou não ruptura em tais concepções errôneas, e quais as novas concepções adotadas, além de observar como se reorganizou o conhecimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.