MATEMÁTICA E TECNOLOGIA: ANALISANDO A CONTRIBUIÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA 3D PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA ESPACIAL
"2016-06-01 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 18081 "edicao_id" => 41 "trabalho_id" => 103 "inscrito_id" => 1484 "titulo" => "MATEMÁTICA E TECNOLOGIA: ANALISANDO A CONTRIBUIÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA 3D PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA ESPACIAL" "resumo" => "O presente estudo tem como objetivo analisar possíveis contribuições do software GeoGebra 3D para o ensino da Geometria Espacial. Abordamos o uso de tecnologia no ensino de matemática, como forma de dinamizar e facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Na medida em que a sociedade avança tecnologicamente. Torna-se imprescindível que qualquer indivíduo identifique e assimile essas mudanças que ocorrem ao seu redor. Com isso destacamos a importância do professor de matemática enquanto profissional mediador entre escola e sociedade, rever suas propostas de trabalho integrando ao currículo recursos tecnológicos que venham contribuir de forma significativa no aprendizado. A implantação de tecnologias trouxe para a sociedade, ao longo dos anos, várias mudanças e facilidades que foram sendo aceitas, compreendidas e aprimoradas. Sua adequada utilização tem oferecido a possibilidade de uma maior aproximação entre alunos e professores, além de ser útil na exploração dos conteúdos de forma mais interativa. Desenvolvemos esta pesquisa a partir de uma abordagem qualitativa descritiva e exploratória, a qual permite que o pesquisador realize uma análise aprofundada dos dados. Como instrumento para a coleta dos dados utilizamos um questionário e aplicamos uma sequência didática utilizando o GeoGebra 3D. O estudo teve como campo investigativo uma turma do Ensino Médio, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dom Adauto, do município de Juarez Távora/PB. Participaram como sujeitos da pesquisa, 32 alunos da turma do 2º ano do Ensino Médio. Observamos em nosso estudo que o software GeoGebra 3D contribui de forma significativa na melhoria do ensino da Geometria Espacial, principalmente no que se refere a visualização das propriedades dos sólidos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Licenciatura em Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO DE MATEMÁTICA, GEOMETRIA ESPACIAL, TECNOLOGIA, GEOGEBRA 3D" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA91_ID1484_02052016223651.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDO ANDRÉ DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "EDUARDO ANDRÉ" "autor_email" => "edu.profmatematica@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conapesc" "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016" "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg" "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 18081 "edicao_id" => 41 "trabalho_id" => 103 "inscrito_id" => 1484 "titulo" => "MATEMÁTICA E TECNOLOGIA: ANALISANDO A CONTRIBUIÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA 3D PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA ESPACIAL" "resumo" => "O presente estudo tem como objetivo analisar possíveis contribuições do software GeoGebra 3D para o ensino da Geometria Espacial. Abordamos o uso de tecnologia no ensino de matemática, como forma de dinamizar e facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Na medida em que a sociedade avança tecnologicamente. Torna-se imprescindível que qualquer indivíduo identifique e assimile essas mudanças que ocorrem ao seu redor. Com isso destacamos a importância do professor de matemática enquanto profissional mediador entre escola e sociedade, rever suas propostas de trabalho integrando ao currículo recursos tecnológicos que venham contribuir de forma significativa no aprendizado. A implantação de tecnologias trouxe para a sociedade, ao longo dos anos, várias mudanças e facilidades que foram sendo aceitas, compreendidas e aprimoradas. Sua adequada utilização tem oferecido a possibilidade de uma maior aproximação entre alunos e professores, além de ser útil na exploração dos conteúdos de forma mais interativa. Desenvolvemos esta pesquisa a partir de uma abordagem qualitativa descritiva e exploratória, a qual permite que o pesquisador realize uma análise aprofundada dos dados. Como instrumento para a coleta dos dados utilizamos um questionário e aplicamos uma sequência didática utilizando o GeoGebra 3D. O estudo teve como campo investigativo uma turma do Ensino Médio, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dom Adauto, do município de Juarez Távora/PB. Participaram como sujeitos da pesquisa, 32 alunos da turma do 2º ano do Ensino Médio. Observamos em nosso estudo que o software GeoGebra 3D contribui de forma significativa na melhoria do ensino da Geometria Espacial, principalmente no que se refere a visualização das propriedades dos sólidos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Licenciatura em Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO DE MATEMÁTICA, GEOMETRIA ESPACIAL, TECNOLOGIA, GEOGEBRA 3D" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA91_ID1484_02052016223651.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDO ANDRÉ DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "EDUARDO ANDRÉ" "autor_email" => "edu.profmatematica@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conapesc" "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016" "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg" "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }