O Cerrado ocupa aproximadamente 21% da área do território nacional, sendo o segundo maior bioma brasileiro. Há uma grande diversidade de habitats e de espécies, compondo ecossistema as variados. No entanto, a maioria desta área está reduzida a fragmentos e vem sendo continuamente destruída, devido principalmente à praticas antrópicas. A implantação de trilhas ecológicas nesses ecossistemas contribui para um melhor relacionamento da população local com os recursos naturais da sua região tomando conhecimento de sua importância através de programas de educação ambiental. Desta forma objetivou-se estudar uma área de cerrado para montar uma proposta de implantação de uma trilha educacional ecológica, localizada dentro do Campus da Universidade Federal do Maranhão no município de Chapadinha, Maranhão. Foi realizado estudo de campo o que possibilitou a verificação de trilhas pré-existentes e a seleção do melhor caminho para ser implantada a trilha como proposta para este trabalho. Esta trilha pode ser indicada para diferentes públicos variando desde alunos do ensino fundamental a alunos de cursos de ensino superior, como toda a comunidade local. Concluiu-se que o percurso escolhido para ser apresentado para a implantação da trilha é adequado quanto ao tamanho, largura e grau de dificuldade tendo em vista uma trilha ecológica de caráter educativo.