Este estudo tem o objetivo geral de avaliar os resultados de aulas sem e com a aplicação da teoria da aprendizagem significativa envolvendo o conteúdo distância entre dois pontos. A metodologia utilizada foi uma abordagem quanti-qualitativa caracterizada como uma pesquisa-ação. Inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica para identificar o problema de pesquisa, Em seguida foram realizadas aulas de forma tradicional acerca do conteúdo distância entre dois pontos. Foi aplicado um questionário composto de questões sócio estudantis e de conteúdos prévios para verificar quais deles as alunas teriam mais dificuldades. Posteriormente foi elaborado um plano de intervenção envolvendo os conteúdos prévios e distância entre dois pontos para melhor avaliar os resultados de aulas sem e com a aplicação da teoria em questão. Após a aplicação das aulas de intervenção os alunos fizeram um novo teste para possibilitar aos pesquisadores a comparação dos resultados de aulas sem e com o desenvolvimento da teoria de Ausubel. Os pesquisadores constataram que os resultados são mais expressivos com a aplicação da teoria em questão, pois a mesma revelou uma melhora significativa na aprendizagem do conteúdo trabalhado, tendo em vista que metade das alunas que participaram da intervenção conseguiu resolver, com louvor, todas as questões propostas.